Aposentado desde outubro de 2020 do MMA, Khabib Nurmagomedov tem dedicado sua vida ao trabalho de técnico e comentarista, nas horas vagas. A segunda atividade da lenda dos leves (até 70,3kg.), no entanto, tem dado o que falar. Crítico de atletas em determinadas situações, a postura do russo incomodou Eugene Bareman, técnico de Israel Adesanya, que, sem papas na língua, disparou contra o ‘Águia’.
“Khabib fala mais merda de outros lutadores do que qualquer outro. Estou decepcionado de ver isso. Para mim, ele era um cara conservador. Isso não é parte do DNA dele. Nós podemos vê-lo rebaixando lutadores e aí (Islam) Makhachev faz o mesmo. Não costumava ser parte da cultura deles no esporte. Eles possuem um lugar único no esporte. Agora, são como todos os outros. Ouvi dizer que, talvez, o empresário deles (Ali Abdelaziz) controle o Twitter. Ainda assim, seria besteira”, disse Bareman, em entrevista ao ‘Submission Radio’.
Desde que se aposentou, Khabib tem se dedicado a seguir os passos do pai, Abdulmanap Nurmagomedov, morto em julho de 2020, vítima da Covid-19. O ex-campeão do UFC vem somando êxito. O atleta, porém, tem colecionado críticos.
Em uma dada situação, o russo chegou a menosprezar José Aldo, que vive um novo momento dentro dos galos (até 61,2kg.) do UFC. Na ocasião, Nurmagomedov garantiu que o manauara não seria capaz de somar o segundo cinturão pela empresa, pois, segundo o ‘Águia’, não é possível que um lutador atinja dois auges em suas carreiras.
Destacado por Eugene Bareman, Islam Makhachev o principal pupilo de Khabib. Hoje na quarta posição nos leves, o atleta é considerado o sucessor automático do antigo campeão, que sempre figura no córner do amigo.