A maioria das universidades federais do Brasil levam em sua sigla o código de duas letras que identifica o estado de origem. Assim são conhecidas a UFRJ, a UFBA e a UFMG, dentre outras. Uma exceção fica por conta da Universidade Federal do Ceará. Porém, o reitor da entidade quer mudar a sigla. Os motivos são simples: adequação ao padrão nacional e o fim da confusão com o Ultimate Fighting Championship.
A ideia do reitor Jesualdo Farias é mudar a identificação de sua universidade para UFCE. “Estamos perdendo para o UFC e a nossa UFC pode mudar para UFCE, adotando assim a sigla do nosso estado por completo”, disse Farias ao Estadão.
A proposta será encaminhada para deliberação no Conselho Universitário da UFC, universidade fundada em 16 de dezembro de 1954, 39 anos antes de Rorion Gracie criar o Ultimate. Mas o reitor sabe que não será fácil convencer pela mudança. “É um processo que precisa ser debatido com toda comunidade acadêmica e já iniciamos um trabalho nesse sentido. E já estamos tratando na parte jurídica para resolver isso”.