O presidente do UFC Dana White anunciou a intenção de realizar mais um evento internacional em 2013. A expectativa do dirigente é fazer a segunda edição em território inglês no ano. O alvo da vez é a cidade de Manchester.
Terceira maior área urbana do Reino Unido, Manchester já recebeu duas edições do UFC até o momento. O primeiro foi histórico para o MMA brasileiro, quando Gabriel Napão nocauteou de modo espetacular o croata Mirko Cro Cop com um chute alto, especialidade do rival, no UFC 70, em 2007. A vitória é até hoje considerada como um dos mais espetaculares nocautes da história do UFC. O UFC 70 foi realizado na Manchester Evening News Arena e atraiu público de 15.114 pessoas, gerando renda de 2,6 milhões de dólares.
A segunda viagem do UFC a Manchester aconteceu dois anos depois, no UFC 105. O evento novamente aconteceu na Manchester Evening News Arena, que contou com público de 16.693 torcedores e renda de 2 milhões de dólares. A luta principal teve a vitória de Randy Couture sobre Brandon Vera. Além deste duelo, o UFC 105 abrigou uma eliminatória pelo cinturão entre Dan Hardy e Mike Swick, quando o primeiro venceu e garantiu sua chance de desafiar Georges St-Pierre. O evento ainda contou com a estreia do sueco Alexander Gustafsson, próximo desafiante de Jon Jones.
Esta será a primeira vez desde 2009 que o UFC vai à Inglaterra duas vezes num mesmo ano. Em fevereiro, a organização viajou a Londres para realizar o UFC On FUEL TV 7, evento que contou com a defesa do cinturão interino dos galos por Renan Barão. O brasileiro na ocasião venceu o americano Michael McDonald por finalização.