Depois de uma ‘guerra’ na disputa de título pelos palhas (até 52,1kg.) contra Weili Zhang em combate no dia 8 de março de 2020, Joanna Jedrzejczyk viu a pandemia da COVID-19 atrapalhar seus planos na organização e, nesta segunda-feira (25), a polonesa teve seu nome retirado do ranking da categoria e peso-por-peso pelo período em inatividade.
Em sua última apresentação, Joanna travou uma das melhores lutas da história das artes marciais mistas contra Zhang no UFC 240. A polonesa saiu derrotada na decisão dividida dos juízes, além de um grande inchaço em sua cabeça.
Ela, inclusive, afirmou que tem o foco por uma nova disputa de título e ainda não tem qualquer perspectiva de volta na carreira. Joanna ocupava a terceira colocação da categoria e deu lugar a Marina Rodriguez na disputa. Mackenzie Dern, que perdeu para a brasileira na última apresentação, subiu à quinta posição. O cinturão será disputado pela campeã Rose Namajunas e a desafiante Weili Zhang, em revanche pelo UFC 268, que acontece no dia 6 de novembro.
Aos 33 anos, Joanna Jedrzejczyk tem um histórico de 16 triunfos e quatro reveses como profissional das artes marciais mistas. Ela foi campeã do peso palha (até 52,2 kg) no período entre março de 2015 a novembro de 2017. Ao todo, foram cinco defesas de título bem-sucedidas.