Venceu a primeira. No duelo brasileiro do UFC Las Vegas 41, realizado neste sábado (23), Tabatha Ricci teve disciplina e surpreendeu a compatriota Maria Oliveira no card preliminar. Em duelo de três rounds, a paulista controlou as ações nos dois últimos assaltos e foi declarada vencedora na decisão unânime dos juízes.
Com o resultado, Ricci venceu seu primeiro compromisso com as luvas do Ultimate. Agora, a paulista volta a sonhar com o top 15 dos palhas (até 56,7kg.).
Estreante no evento, Maria não conseguiu impor seu jogo e foi presa fácil para as quedas da adversária. Após um primeiro round equilibrado, a combatente acabou frustrada pelas investidas da rival e viu sua sequência de duas vitórias ser interrompida.
Se, por um lado, Oliveira lamenta, Tabatha comemora. Depois de perder a invencibilidade na carreira em seu debute no Ultimate, a combatente volta a triunfar e chega ao sexto triunfo em sete lutas como profissional no MMA.
Logo nos segundos iniciais, Ricci partiu para as pernas de Oliveira buscando a queda, mas Maria se defendeu bem. Tabatha tentava encurtar com chutes no corpo da compatriota. Mais agressiva no começo, Ricci fintou um overhand, mas Maria se mostrava atenta. Ricci balançou a rival com um cruzado de direita e partiu para o clinch. Pressionando a oponente contra as grades, Tabatha tentava a queda a qualquer custo. Enquanto Ricci seguia apostando na luta agarrada, Oliveira pontuava com socos e chutes. No minuto final, depois de tanto tentar, Tabatha conseguiu levar a compatriota para o chão. Com a guarda fechada, Maria tentava evitar os avanços da oponente até que o cronômetro zerou.
Na segunda etapa, as atletas iniciaram o confronto trocando golpes no centro do octógono. Maria começou a se soltar e atingia a adversária com jabs e diretos. Tabatha voltou a encurtar e voltar a atuar no clinch com a compatriota. Oliveira conseguiu se afastar e seguiu pontuando com socos e chutes. Passado pouco mais de um minuto, Ricci surpreender e derrubou a oponente. Por cima, Tabatha golpeava e trazia momentos de tensão para a oponente. Restando quase dois minutos, Oliveira conseguiu ficar de pé e tentou se recuperar do prejuízo, com chutes nas pernas e linha de cintura da rival. No minuto final, Ricci fez uma bela esquiva de um cruzado, buscou as pernas e voltou a derrubar a oponente. Tabatha golpeava de cima para baixo, enquanto a rival tentava se proteger. O assalto acabou sem muita ação por parte das palhas.
O último round começou com as lutadoras partindo para a trocação franca no centro do octógono. Oliveira surpreendeu a oponente com um direto, mas Tabatha respondeu na mesma moeda. Depois de uma etapa movimentada, Ricci conseguiu derrubar e tinha cerca de três minutos para trabalhar seu jogo contra a adversária. Maria conseguiu se levantar, mas Tabatha seguia ‘grudada’ à estreante, pressionando a oponente contra as grades. Oliveira conseguiu ficar de pé, mas voltou a ser quedada pela compatriota. A debutante dava sinais de cansaço, enquanto Ricci golpeava de cima para baixo. Nos segundos finais, Tabatha golpeava no ground and pound, mas não havia mais tempo.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-pesado: Marvin Vettori derrotou Paulo Borrachinha na decisão unânime dos juízes (48-46, 48-46, 48-46]
Peso leve: Grant Dawson e Ricky Glenn empataram na decisão majoritária dos juízes (29-28, 28-28, 28-28)
Peso galo: Jessica-Rose Clark derrotou Joselyne Edwards na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso pena: Alex Caceres finalizou Seung Woo Choi com um mata-leão a 3m31s do R2
Peso meio-médio: Francisco Massaranduba derrotou Dwight Grant na decisão unânime dos juízes (27-29, 29-27, 29-27)
Peso meio-pesado: Nick Negumereanu derrotou Ike Villanueva por nocaute técnico (socos) aos 1m18s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso médio: Gregory Rodrigues derrotou Ju Yong Park por nocaute técnico (socos) aos 3m13s do R2
Peso leve: Mason Jones derrotou David Onama na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso palha: Tabatha Ricci derrotou Maria Oliveira na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso médio: Jamie Pickett derrotou Laureano Staropoli na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso leve: Jai Herbert derrotou Khama Worthy por nocaute técnico a 2m47 do R1
Peso mosca: Jeff Molina derrotou Daniel Miojo por nocaute técnico (socos) aos 0m46s do R2
Peso palha: Randa Markos derrotou Livinha Souza na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso galo: Jonathan Martinez derrotou Zviad Lazishvilli na decisão unânimes dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)