O ONE FC, principal organização asiática de MMA na atualidade, realizou sua nona edição nesta sexta-feira em Manila, capital das Filipinas. O evento contou com diversos ex-lutadores do UFC e terminou com duas disputas de cinturão, coroando um brasileiro e uma zebra. Cerca de 20 mil pessoas lotaram o Mall of Asia Arena para acompanhar os combates.
Bibiano Fernandes, que recusou um contrato do UFC há poucos meses, dominou o japonês Koetsu Okazaki por cinco rounds, conquistou o cinturão interino dos pesos galos e o direito de unificar o título com o campeão Soo Chul Kim, em data ainda a ser anunciada.
Na luta principal, a zebra japonesa Koji Oishi nocauteou o favorito da casa Honorio Banario e conquistou o cinturão dos penas da organização. O combate teve momentos de alternância, onde ambos os lutadores chegaram perto do nocaute. Oishi conseguiu o feito no segundo round e se juntou a Shinya Aoki como os japoneses detentores de cinturão do ONE FC.
Diversos ex-lutadores do UFC estiveram no card e alguns saíram derrotados. O ex-campeão dos pesados Tim Sylvia, que falhara na missão de bater o limite de 120 quilos da categoria, foi superado por Tony Johnson no primeiro round depois que o médico decretou que o corte no rosto do Maine-Iac era severo demais para continuar. Já o meio-médio Phil Baroni foi nocauteado no minuto final do primeiro round por Nobutatsu Suzuki.
Melhor sorte tiveram Kamal Shalorus e Yasuhiro Urushitani. Enquanto o peso leve iraniano venceu o local Eduard Folayang por decisão unânime, o mosca passou por Rey Docyogen em decisão dividida (e controversa).
Resultados completos do ONE FC 9:
Card principal
Koji Oishi derrotou Honorio Banario por nocaute a 1:45 do R2;
Bibiano Fernandes derrotou Koetsu Okazaki por decisão unânime;
Masakatsu Ueda derrotou Kevin Belingon por decisão unânime;
Yasuhiro Urushitani derrotou Rey Docyogen por decisão dividida;
Nobutatsu Suzuki derrotou Phil Baroni por nocaute a 4:17 do R1;
Kamal Shalorus derrotou Eduard Folayang na decisão unânime dos juízes;
Andrew Leone derrotou Geje Eustaquio na decisão unânime dos juízes;
Card Preliminar
Yusup Saadulaev derrotou Ryan Diaz por finalização a 2:57 do R2;
Lowen Tynanes derrotou Felipe Enomoto por nocaute técnico a 2:41 do R1;
Tony Johnson derrotou Tim Sylpor por nocaute técnico (interrupção médica) a 3:25 do R3;