Um dos destaques dos meio-médios (até 77kg.), Leon Edwards deve ter que fazer mais uma luta para garantir a eventual disputa de cinturão da divisão. Em entrevista pós-UFC 265, o presidente do Ultimate, Dana White, justificou que a frequência baixa de apresentações do inglês o atrapalha em uma possível chance pelo título.
“Provavelmente (parece ser) uma boa ideia (se apresentar mais uma vez antes da disputa pelo cinturão). Quer dizer, o cara lutou uma vez nos últimos dois anos”. Disse White.
Em uma sequência de dez lutas sem perder, sendo nove vitórias e uma luta ‘sem resultado’, Edwards ocupa a terceira colocação da divisão dos meio-médios – atrás apenas de Gilbert Durinho, Colby Covington e o campeão Kamaru Usman. O inglês se apresentou pela última vez em junho de 2021, quando venceu Nate Diaz na decisão unânime dos juízes.
Profissional desde 2011, Leon também derrotou nomes como Vicente Luque, Donald Cerrone, Gunnar Nelson e Rafael dos Anjos, além de Nate Diaz em seu último combate. Ele também já enfrentou o campeão dos meio-médios (até 77kg.) Kamaru Usman, mas foi superado na decisão dos juízes. Ao todo, são 23 lutas, com 19 triunfos, três reveses e uma luta sem resultado.