A adição do MMA nas Olimpíadas é alvo de discussão para uma possível próxima edição de seus jogos. E, em entrevista à ‘ESPN’ norte-americana, o ex-lutador e atual comentarista Chael Sonnen se diz favorável à inclusão e revela que até poderia sair de sua aposentadoria para competir.
“Na história das olimpíadas, ocorreram duas categorias de jogos: os modernos e os antigos. Os jogos se iniciaram em Atenas, na Grécia, com o ‘Pancrácio’, que hoje chamamos de MMA. Não está nos jogos modernos, mas tem história e, do Pancrácio, mantiveram esportes como judô, boxe, taekwondo, Wrestling e luta livre. Eu penso que ele poderia voltar e existe um interesse nisso”, disse Chael.
Mesmo que tenha feito um ‘lobby’ pela inclusão, Sonnen também falou que seriam necessárias algumas mudanças para que as artes marciais mistas pudessem entrar nos Jogos Olímpicos. O norte-americano, inclusive, afirmou que poderia aceitar o convite para entrar na competição, caso acontecesse.
“Se eu tivesse a chance de estar em um time olímpico, estaria lá. Em qualquer esporte. E temos que lembrar que as Olimpíadas ocorrem em formatos distintos, em que você precisa lutar quatro vezes. (…), eu estaria lá se fosse bom. As Olimpíadas são importantes para mim, é diferente. São jogos maravilhosos e eu participaria”, concluiu o comentarista.
Atualmente, Chael atua como comentarista e analista de lutas em seu canal oficial no YouTube. Como lutador, ele ficou conhecido por sua ‘rixa’ contra Anderson Silva, tendo encarado o Spider em duas oportunidades. Em sua carreira, foram 31 vitórias, 17 derrotas e um empate.