O talento das lutadoras que participaram das avaliações para o elenco do The Ultimate Fighter 18 impressionou o presidente do UFC, Dana White. Tanto que, após as observações, em entrevista ao site MMA Junkie, ele admitiu a futura criação de uma nova categoria feminina na organização e justificou seu ponto de vista
“Se você pensar sobre isso, quando começamos esta organização, tínhamos pesos pesados, meio-pesados, pesos médios e meio-médios. Era isso. Quando trouxemos na divisão de pesos leves (até 70kg), todo mundo estava tipo ‘Isso é loucura. Eles são muito pequeno. ninguém nunca vai ver'”, relembrou White.
“A medida que o esporte evolui, e continua crescendo, estamos adicionando classes de peso e o esporte está cada vez maior. Há mais e mais caras talentosos em todas as categorias de peso. A mesma coisa vai acontecer com as mulheres”, sentenciou o dirigente.
Atualmente, no que diz respeito às mulheres, o UFC conta apenas com a categoria peso galo (até 61,2 kg). A atual campeã da organização é a invicta Ronda Rousey, que vai ser desafiada por Cat Zingano, a outra treinadora do TUF 18 – com início previsto para setembro.