Abrindo o card principal do UFC Las Vegas 30, realizado neste sábado (26), Renato Moicano venceu a primeira para os brasileiros no evento. Diante de Jai Herbert, o atleta atuou de forma segura e apostou em seu jiu-jitsu de excelência para conquistar sua segunda vitória no peso leve (até 70,3kg.). Com um mata-leão no segundo round, o tupiniquim saiu vencedor no confronto.
Antigo destaque dos penas (até 65,7kg.), Moicano subiu no octógono para se recuperar da derrota sofrida para Rafael Fiziev, em dezembro de 2020, quando perdeu a primeira desde a migração para os leves. Buscando chegar à elite da categoria liderada por Charles do Bronx, o brasileiro deu um passo importante para sua sequência na divisão.
Com o resultado, Renato, agora, soma duas vitórias em três apresentações na divisão. O triunfo sobre o inglês também marcou a oitava finalização do tupiniquim em 15 resultados positivos em sua carreira no MMA.
A derrota para Moicano ligou o sinal de alerta para Herbert. Atropelado por Francisco Massaranduba em sua estreia na organização, o lutador, segue sem vencer com as luvas do UFC.
O inglês tomou a iniciativa no embate aplicando um chute baixo em Moicano. O brasileiro não se abalou e, logo na sequência, buscou as pernas e levou o adversário para o chão. Por cima, o brasileiro passou a guarda e golpeava o adversário, tentando as transições. Herbert buscava explodir, mas Renato seguia pressionando e não permitia que o rival se levantasse. Passados quase três minutos, Jai conseguiu se levantar e passou a conectar jabs e diretos o rosto do tupiniquim. Os ataques do inglês seguiam tocando e contundindo Moicano. Percebendo o momento de desvantagem, Renato voltou a derrubar o adversário, mas não havia mais tempo.
Na segunda etapa, Moicano seguiu apostando na luta agarrada. Logo nos segundos iniciais, o brasileiro buscou as pernas e derrubou o rival. Renato ganhou a montada e atacava, buscando encontrar uma finalização. Jai tentava se desvencilhar, mas o brasileiro continuava pressionando. Herbert conseguiu ficar de pé, mas Moicano voltou a levar o rival para o chão. Por cima, o brasileiro seguia em posição e dominância e impedia a recuperação do inglês. Próximo ao minuto final, Renato encaixou uma cotovelada limpa no rosto de Jai, que sentiu. O brasileiro sentiu o bom momento, seguiu golpeando e encontrou a brecha para encaixar o mata-leão. Sem chance, Herbert bateu em desistência, determinando a vitória do brasileiro.
Na luta entre veteranos, Tim Means e Nicolas Dalby fizeram um confronto marcado pela técnica. Em duelo movimentado, os atletas deixaram tudo no octógono e realizaram um dos embates mais movimentados do card. Ao fim de três rounds, o norte-americano foi declarado vencedor na decisão unânime dos juízes.
Representante dos meio-médios (até 77kg.), Means, 37, confirmou a boa fase na carreira. Com o triunfo, o atleta chegou ao terceiro resultado positivo em sequência.
Derrotado, Dalby acabou tendo uma série invicta interrompida. O atleta de 36 anos não perdia desde abril de 2018, quando atuou pelo Cage Warriors.
A dedada no olho acabou determinando o resultado de uma das principais lutas do UFC Las Vegas 30. Em confronto disputado no peso pena (até 65,7kg.), Andre Fili acabou atingindo Daniel Pineda com o golpe ilegal, o que causou a interrupção do confronto no segundo round. Após ser avaliado pelo médico do UFC, foi decretado o ‘no contest’, luta sem resultado.
Buscando se recuperar da derrota sofrida para Bryce Mitchell em 2020, Fili levava vantagem no confronto. Após um primeiro round dominante, o combatente perdeu a chance de voltar a vencer.
Após o incidente, Pineda chorou copiosamente no octógono. Inconsolável, o atleta seguia afirmando que tinha condições de continuar no confronto. Com o resultado, Daniel, agora, tem um resultado positivo, um negativo e o ‘no contest’ com as luvas do UFC.
CARD PRINCIPAL
Peso pesado (até 120,2kg.): Ciryl Gane derrotou Alexander Volkov na decisão unânime dos juízes (50-45, 49-46, 50-45)
Peso pesado (até 120,2kg.): Tanner Boser derrotou Ovince St. Preux por nocaute a 2m31s do R2
Peso galo (até 61,2kg.): Timur Valiev derrotou Raoni Barcelos na decisão majoritária dos juízes (28-28, 29-28, 29-28)
Peso pena (até 65,7kg.): Andre Fili x Daniel Pineda terminou Sem Resultado (No Contest) a 46s do R2
Peso meio-médio (até 77kg.): Tim Means derrotou Nicolas Dalby na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Renato Moicano finalizou Jai Herbert com um mata-leão a 4m34s do R2
CARD PRELIMINAR
Peso meio-pesado (até 93kg.): Kennedy Nzechukwu derrotou Danilo Marques por nocaute técnico a 20seg. do R3
Peso meio-médio (até 77kg.): Shavkat Rakhmonov finalizou Michel Trator com um mata-leão a 2m10s do R2
Peso meio-médio (até 77kg.): Jeremiah Wells derrotou Warlley Alves por nocaute a 30seg. do R2
Peso meio-pesado (até 93kg.): Marcin Prachnio derrotou Ike Villanueva por nocaute técnico a 56seg. do R2
Peso galo (até 61,2kg.): Julia Avila finalizou Julija Stoliarenko com um mata-leão a 4m19s do R3
Peso pena (até 65,7kg.): Charles Rosa derrotou Justin Jaynes na decisão dividida dos juízes (30-27, 28-29, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Damir Hadzovic derrotou Yancy Medeiros na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)