Pupilo de Fedor Emelianenko, Valentin Moldavsky conquistou a vitória mais importante de sua carreira e é o novo campeão interino dos pesados (120,2kg.). O ucraniano superou Timothy Johnson na decisão unânime dos juízes (50-45, 49-46, 49-46) do Bellator 261, em combate que aconteceu em Connecticut (EUA) nesta sexta-feira (25).
Contratado pelo Bellator em 2017, Valentin Moldavsky ainda não sabe o que é derrota na organização presidida por Scott Coker. Desde a sua estreia, foram cinco triunfos em sequência na companhia. Agora, o ucraniano possui um cartel de 11 vitórias e apenas um revés.
Já Timothy Johnson tem sua série de três resultados positivos quebrada. Assim, o norte-americano encontra sua sétima derrota. Ele também tem 15 vitórias.
O combate começou com ambos os lutadores medindo a distância e sem exposição. A primeira grande ação foi tomada por Tim Johnson, que partiu com tudo para cima de Valentin Moldavsky. O ucraniano, no entanto, soube segurar a pressão e voltou com o combate em pé. Ainda assim, o norte-americano seguiu encurralando seu adversário e chegou a conectar bom cruzado na reta final.
No segundo round, Moldavsky começou a agir. O ucraniano conectou um uppercut que chegou a fazer Johnson recuar. Ele também pressionou junto à grade e conectou cruzados na curta distância. No entanto, o norte-americano deu o troco e teve bons momentos ao aplicar dois uppercuts que balançaram seu oponente.
O terceiro round foi marcado pela agressividade dos lutadores. Valentin Moldavsky parecia mais inteiro e chegava antes de Tim Johnson nos golpes. O ucraniano, inclusive, tentou a pegada para quedar seu oponente. O norte-americano conseguiu sair da pegada e o round terminou no centro do cage.
Valentin Moldavsky não quis saber de começar trocando e já levou Tim Johnson às grades para tentar a queda. Ainda assim, o norte-americano conseguiu sair da pegada e começou a trabalhar combinações na distância com jabs e diretos, que entraram limpos no rosto de seu adversário. Em determinado momento, Johnson cortou o supercílio e ficou com o olho direito prejudicado na reta final do round.
No quinto e decisivo assalto, os competidores já pareciam mais cansados e sequer se tocaram com intensidade. A luta ficou franca, mas sem grandes golpes para ambos os lados. Em vantagem, Moldavsky voltou a levar a luta para a grade
Não deu nem para soar! Na segunda luta mais importante da noite, válida pela categoria dos moscas (até 56,7kg.) do Bellator, Liz Carmouche fez valer sua ‘experiência’ e conseguiu definir, de forma rápida, o combate. A norte-americana derrotou a japonesa Kana Watanabe em apenas 35 segundos no primeiro round do confronto.
Agora, a ex-desafiante ao cinturão do Ultimate deve conseguir a disputa, também, no Bellator. O título, hoje, pertence à brasileira Juliana Velasquez, que o coloca em jogo contra Denise Kielholtz na edição de nº 262.
Carmouche tem histórico de 15 triunfos e sete reveses, enquanto Watanabe encontra sua primeira derrota na carreira. A japonesa também tem 10 vitórias e um empate.
Não foi a noite do peso pena (até 65,7kg.) John Macapá. O brasileiro, que era o único representante do país no Bellator 261, fez luta equilibrada, mas acabou derrotado pelo norte-americano John de Jesus na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28).
O combate foi ‘enérgico’ entre os lutadores, com John Macapá e John de Jesus trocando golpes na curta distância em boa parte do tempo. O norte-americano apostou nos chutes baixos, que machucaram seu adversário. Por sua vez, o brasileiro marchou para frente e sequer parou de se movimentar, mas não fez o suficiente para ter as ‘mãos levantadas’ no combate.
John Macapá, de 34 anos, não consegue a vitória após passar um ano e meio longe das lutas pela pandemia. Agora, ele conta com um cartel de 23 vitórias, seis derrotas e dois empates na carreira. Aos 30, John de Jesus tem um retrospecto de 14 triunfos e nove reveses.
CARD PRINCIPAL
Peso pesado (até 120,2kg.): Valentin Moldavsky derrotou Timothy Johnson na decisão unânime dos juízes (50-45, 49-46, 49-46)
Peso mosca (até 56,7kg.): Liz Carmouche derrotou Kana Watanabe por nocaute teécnico a 35seg. do R1
Peso leve (até 70,3kg.): Sidney Outlaw finalizou Myles Jury com um mata-leão a 4m44seg. do R3
Peso pena (até 65,7kg.): Daniel Weichel derrotou Keoni Diggs na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 30-27)
Peso meio-pesado (até 93kg.): Christian Edwards derrotou Simon Biyong na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
CARD PRELIMINAR
Peso pena (até 65,7kg.): John de Jesus derrotou John Macapá na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso médio (até 83,9kg.): Taylor Johnson finalizou Lance Wright com um mata-leão a 2m58seg. do R1
Peso galo (até 61,2kg.): Jaylon Bates finalizou Cody Matthews com uma chave de braço a 4m04seg. no R2
Peso leve (até 70,3kg.): Corey Samuels derrotou Isaiah Hokit por nocaute a 10s do R1
Peso leve (até 70,3kg.): Soren Bak derrotou Bobby Lee na decisão unânime dos juízes (30-26, 39-27, 29-27)