Notícia triste no mundo do MMA. Considerado uma promessa russa no esporte, Zabit Magomedsharipov precisará interromper a carreira para tratar de uma doença em seu sistema imunológico. Atleta está impedido de competir até a conclusão do tratamento ao qual será submetido. A informação foi confirmada pelo empresário do peso pena (até 65,7kg.), Rizvan Magomedov, à agência ‘TASS’.
“Zabit tem problemas de saúde, mais especificamente no seu sistema imunológico, e não retornará ao octógono até que esses problemas sejam resolvidos. Eles (os problemas) não permitem que Zabit se prepare da maneira correta para suas lutas. O lutador não pode ser operado no momento, e não sabemos se ele poderá continuar a sua carreira”, declarou o agente.
Aos 30 anos, Maagomedsharipov, até o momento, era considerado um dos favoritos a assumir o cinturão da divisão liderada por Alexander Volkanovski. Conhecido pela versatilidade, atuando em alto nível tanto em pé quanto na luta agarrada, o russo, porém, convive com cancelamentos de lutas. O combatente não sobe ao octógono desde 2019.
Profissional no MMA desde 2012, Zabit tem uma trajetória de sucesso nas artes marciais mistas, até o momento. O russo, hoje, soma 19 compromissos, tendo vencido em 18 oportunidades e perdendo em uma, em 2013.
A última apresentação de Magomedsharipov aconteceu diante de Calvin Kattar, há quase um ano e meio. Na ocasião, o atleta superou o rival na decisão unânime dos juízes.
Hoje, o russo, que já figurou na elite da divisão, se encontra fora do top 15 da categoria. A baixa frequência no Ultimate no último ano impediu o avanço do russo na categoria.