Pouco depois do anúncio oficial da realização do UFC 162, com a disputa do cinturão dos médios entre Anderson Silva e Chris Weidman como luta principal, no dia 6 de julho, a organização do Ultimate se apressou em divulgar mais lutas para o card da noite. De uma só vez, foram três confrontos adicionados: o duelo entre os meio-pesados brasileiros Rafael ‘Feijão’ e Thiago Silva; a estreia de Roger Gracie na organização, contra Tim Kennedy; e o combate entre os médios Tim Boetsh e Mark Muñoz.
O ex-campeão dos meio-pesados Strikeforce, Rafael “Feijão” Cavalcante, faz sua primeira luta no UFC contra Thiago Silva, que busca a reabilitação em sua carreira. Thiago vem de quatro resultados negativos, já que suas duas últimas vitórias – contra Brandon Vera, em 2011, e Stanislav Nedkov, em 2012 – foram revertidas para ‘No contest‘ quando o paulista foi pego no exame antidoping.
As outras duas lutas são válidas pela categoria peso médio. A primeira delas é a, já antecipada, estreia de Roger Gracie no Ultimate, contra Tim Kennedy, ex-lutador Strikeforce – assim como o brasileiro. A segunda é o encontro entre dois atletas que estavam próximos da disputa do cinturão da categoria, mas foram derrotados em suas últimas aparições no octógono: Tim Boetsch e Mark Muñoz.