Não deu para o Brasil. Na primeira disputa de cinturão do UFC 261, realizado neste sábado (24), em Jacksonville (EUA), Valentina Shevchenko fez valer o favoritismo e não deu chances à Jéssica Andrade, a Bate-Estaca. Com atuação dominante, a quirguistanesa não deu chances à paranaense e deixou o octógono com um nocaute no segundo round, mantendo o título dos moscas (até 56,7kg.).
Favorita nas casas de apostas, Valentina provou mais uma vez ser uma atleta completa. Abusando da luta agarrada, a campeã pressionou a brasileira do começo ao fim, derrubando a rival seguidas vezes.
Com o resultado, a quirguistanesa conquistou sua quinta defesa de cinturão. Desde que desceu para os moscas, a atleta não sabe o que é perder. A vitória amplia a hegemonia da atleta no grupo.
Batida no card principal, Bate-Estaca teve o sonho de conquistar seu segundo título na organização adiado. Ex-campeã das palhas (até 52,1kg.), a paranaense poderia entrar para o seleto grupo de atletas que somaram dois títulos na empresa.
O confronto começou com Valentina tomando a iniciativa com um chute baixo. Jéssica respondeu com um jab, que parou na guarda da campeã. Shevchenko tocou o rosto da brasileira com uma combinação de soco. Bate-Estaca tentava entrar no raio de ação da quirguistanesa, mas a campeã se mostrou atenta. Passado pouco mais de um minuto, Valentina se agarrou à brasileira e levou o duelo para o chão. Andrade se levantou rapidamente, mas a campeã seguia ‘grudada’ às costas da desafiante. Bate-Estaca conseguiu se desvencilhar, mas recebeu um chute alto da adversária. Shevchenko tirava vantagem da maior envergadura e tocava a paranaense com mais facilidade. Jéssica tentou pressionar a rival contra as grades, mas a campeã voltou a derrubar a brasileira. Nas costas de Andrade, a campeã buscou um estrangulamento, mas a tupiniquim se defendeu bem. A campeã seguia pressionando e não dava espaço para Bate-Estaca. Nos segundos finais, Shevchenko voltou a quedar a desafiante, mas não havia mais tempo.
Na segunda etapa, Jéssica seguia tentando encurtar a distância. A brasileira buscou uma queda, mas acabou derrubada no contragolpe. Por cima, a campeã pressionava a paranaense, que não conseguia reagir. Mostrando muita raça, Bate-Estaca ficou de pé e o duelo passou a ser disputado na grade. Atuando de forma segura, Valentina voltou a levar a brasileira para o chão. Em posição de vantagem, Shevchenko bloqueou os braços da brasileira e passou a castigar o rosto da brasileira. Andrade tentava se defender, mas o confronto acabou interrompido.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-médio: Kamaru Usman derrotou Jorge Masvidal por nocaute a 1m02s do R2 – Luta pelo cinturão
Peso palha: Rose Namajunas derrotou Zhang Weili por nocaute a 1m18s do R1 – Luta pelo cinturão
Peso mosca: Valentina Shevchenko derrotou Jéssica Bate-Estaca por nocaute técnico a 3m19s do R2 – Luta pelo cinturão
Peso médio: Uriah Hall derrotou Chris Weidman por nocaute técnico a 17seg. do R1
Peso meio-pesado: Anthony Smith derrotou Jimmy Crute por nocaute tecnico a 5m do R1
CARD PRELIMINAR
Peso meio-médio: Randy Brown finalizou Alex Cowboy com um estrangulamento a 2m50s do R1
Peso meio-médio: Dwight Grant derrotou Stefan Sekulic na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso médio: Brendan Allen finalizou Karl Roberson com uma chave de calcanhar a 4m55s do R1
Peso pena: Pat Sabatini derrotou Tristan Connelly na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 29-28)
Peso galo: Danaa Batgerel derrotou Kevin Natividad por nocaute técnico a 50seg. do R1
Peso leve: Kazula Vargas derrotou Rongzhu na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-26, 29-28)
Peso mosca: Jeff Molina derrotou Aoriqileng na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-27, 29-28)
Peso palha: Ariane Sorriso derrotou Na Liang por nocaute técnico a 1m28s do R2