O brasileiro Anderson Silva é o detentor da maior sequência de vitórias da história do UFC e do recorde de defesas de cinturão consecutivas da organização. O Spider já soma 16 vitórias e está invicto no Ultimate, além disso já defendeu o cinturão dos médios por dez vezes com sucesso. Mas os números e os recordes colecionados por Anderson não parecem impressionar o veterano Dan Henderson, que questionou o brasileiro em entrevista ao site norte-americano MMA Interviews.
“Eu acho que, nos últimos cinco anos, Anderson Silva tem tentado escolher seus adversários e, de certa forma, manipula o UFC”, afirmou Hendo. O ex-campeão do PRIDE e do Strikeforce ainda pôs em xeque a postura que acredita ser adotada pelo Spider. “Anderson tenta ficar longe de caras perigosos, ou que tenham um estilo ruim para ele, para se aposentar sem ter sido derrotado no UFC. Não é a forma que eu acho que um campeão deva se portar mas, ao mesmo tempo, ele quer usar as armas que tem a seu favor. É uma estratégia discutível”, completou.
Apesar das críticas, Dan Henderson afirmou que o Anderson Silva, para quem já perdeu no UFC 82 em 2008, seria o único lutador que o motivaria a descer novamente de categoria. “Ele é o único adversário que me faria ir para os pesos-médios. Estou me sentindo muito confortável entre os meio-pesados, há muita gente com quem lutar na categoria. Vamos ver o que o futuro me reserva”, finalizou.