Vadim Nemkov defendeu o cinturão dos meio-pesados do Bellator pela primeira vez. Na noite desta sexta-feira (16), na luta principal do Bellator 257, o pupilo Fedor Emelianenko fez valer seu favoritismo e, em um combate de cinco round, venceu o veterano Phil Davis. Além de seguir com o título, o russo se credencia às semifinais do torneio da categoria e aguarda o duelo entre Anthony Johnson e Yoel Romero para conhecer seu próximo oponente.
Com o resultado, Nemkov emplaca sua 13ª vitória como profissional. Ele também tem duas derrotas. Por outro lado, Davis tem a sequência de três resultados positivos interrompida. Agora, o norte-americano conta com um retrospecto de 22 triunfos, seis reveses e uma luta sem resultado.
O combate começou com muito estudo entre os lutadores. Na primeira ação do duelo, Vadim Nemkov contragolpeou Phil Davis com um direto, ainda que não tenha desequilibrado o desafiante. Ainda assim, o campeão cresceu nos últimos 30 segundos, com jabs e diretos que chegaram a atingir seu rival.
No segundo round, o oposto aconteceu. Desta vez, Nemkov atacou e recebeu um direto de encontro de Davis. O russo, no golpe, começou a sangrar no olho esquerdo. Em troca de trocação franca, o campeão conectou outro bom golpe e, como resposta, o desafiante apostou na tentativa de queda. Na defesa, Vadim pegou uma guilhotina em pé, mas não conseguiu finalizar o norte-americano.
As combinações de Vadim Nemkov começaram a fazer efeito no terceiro round. Desde o início, o russo combinava jabs e overhands que machucavam Phil Davis. Assim, o norte-americano também demonstrava certo desgaste e sequer respondia aos ataques do campeão. Nos últimos segundos, Nemkov ainda conseguiu uma queda, mas Davis se levantou logo em seguida.
À medida que o tempo avançava, o desgaste dos lutadores ficava em evidência. Ainda assim, Vadim Nemkov era ‘dono’ das melhores ações e tocava o rosto de Phil Davis. Por sua vez, o norte-americano tentava contragolpear e rechaçar a aproximação do adversário. Em uma das oportunidades, ele colocou um cruzado que chegou a recuar o campeão.
Ciente de que estava atrás na pontuação, Phil Davis foi para o ‘tudo ou nada’ e tentou conduzir as ações ao tablado. De forma efetiva, o norte-americano conseguiu conectar outro bom cruzado e buscou as quedas. Ainda assim, Vadim Nemkov também não preferiu segurar o resultado e seguiu em frente na trocação franca. Com pouco mais de um minuto para o final da luta, o campeão tentou levar o jogo ao solo, mas o desafiante defendeu e por pouco não ajustou um triângulo de mão. Nos últimos segundos, a luta ficou travada no clinch até a interrupção do árbitro.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-pesado (até 93kg.): Vadim Nemkov derrotou Phil Davis na decisão unânime dos juízes (48-47, 48-47, 48-47) – Luta pelo cinturão e pela primeira fase do GP
Peso meio-pesado (até 93kg.): Corey Anderson x Dovletdzhan Yagshimuradov – Luta pela primeira fase do GP
Peso mosca (até 56,7kg.): Veta Arteaga derrotou Desiree Yanez na decisão majoritária dos juízes (29-27, 28-28, 29-27)
Peso meio-médio (até 77kg.): Paul Daley derrotou Sabah Homasi por nocaute técnico a 1m44s do R2
CARD PRELIMINAR
Peso pena (até 65,7kg.): Julia Budd derrotou Dayana Silva na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso meio-pesado (até 93kg.): Julius Anglickas derrotou Gregory Milliard na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 30-27)
Peso pesado (até 120,2kg.): Steve Mowry derrotou Shaun Asher por nocaute técnico a 55seg. do R1
Peso meio-médio (até 77kg.): Grachik Bozinyan derrotou Demarques Jackson na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso meio-médio (até 77kg.): Raymond Daniels derrotou Peter Stanonik na decisão unânime dos juízes (30-26, 30-27, 30-26)
Peso leve (até 70,3kg.): Lance Gibson Jr. derrotou Marcus Surin na decisão unânime dos juízes (29-28, 30-27, 30-27)
Peso meio-pesado (até 93kg.): Karl Albrektsson derrotou Viktor Nemkov na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)
Peso pena (até 65,7kg.): Mads Burnell derrotou Saul Rogers com um mata-leão a 4m08s do R2
Peso pena (até 65,7kg.): Jay Jay Wilson derrotou Pedro Carvalho por nocaute técnico a 53seg. do R2