A polêmica envolvendo a disputa de cinturão do peso galo (até 61,2kg.) no UFC 259 ganhou mais um capítulo. Buscando esclarecer sobre a desqualificação de Petr Yan no confronto contra Aljamain Sterling, a ‘ESPN’ divulgou imagens que exibem um dos treinadores do então campeão orientando o russo a desferir a joelhada ilegal que custou o título do atleta. Na ocasião, o técnico sugere o golpe e o pupilo executa, quando o rival se apresentava em posição de vulnerabilidade.
No vídeo (veja abaixo), Daniel Cormier, que comenta lutas do Ultimate na emissora, confirma que Yan recebeu instruções claras, em russo, para que o ataque fosse efetuado. De acordo com o ex-atleta, a tradução foi feita por Khabib Nurmagomedov.
“Alguém do córner grita: ‘sim, chute’. Depois, Petr Yan desfere a joelhada ilegal, que custou o cinturão do UFC”, afirmou DC.
Apesar de ter sido confirmado por Khabib que um dos treinadores pediu a ação em russo, outro técnico, em inglês, pediu que o campeão apenas socasse o adversário. O incidente aconteceu no quarto round do confronto, quando Aljamain estava na posição de três apoios.
Quando aconteceu o episódio, muitas dúvidas tomaram conta do octógono no UFC Apex. Enquanto o russo buscava entender o que aconteceria, Sterling permanecia caído sobre o tablado e aparentava estar confuso, visivelmente sem condições de seguir no combate.
Ao perceber que o desafiante não poderia voltar, o árbitro do confronto, Mark Smith, optou por encerrar a disputa. No anúncio oficial, Bruce Buffer confirmou a desqualificação de Petr e, assim, coroou Aljamain como novo campeão da categoria.
No momento em que foi anunciado o vencedor, Sterling não escondeu o susto. Insatisfeito com a situação, o lutador chegou a jogar o cinturão no chão do octógono.
Nunca na história do Ultimate um campeão havia perdido seu posto por desferir um golpe ilegal. Após o espetáculo do último final de semana, o presidente da empresa, Dana White, confirmou que haverá uma revanche imediata.