Uma verdadeira aula. Considerado por muitos, como o sucessor de Khabib Nurmagomedov, Islam Makhachev não decepcionou o ‘professor’ no UFC 259. Com a lenda russa em seu córner, o peso leve (até 70,3kg.) não encontrou dificuldades para vencer Drew Dober. Preciso nas quedas, o ‘pupilo’ dominou o adversário e finalizou o rival com uma finalização no terceiro round.
Este foi o primeiro compromisso de Islam desde a aposentadoria de Khabib, que deixou o esporte em outubro de 2020. Embora ainda seja o dono do cinturão, o campeão afirma publicamente que Makhachev assumirá seu posto em um futuro próximo.
Com o resultado, Islam chegou ao sétimo resultado positivo em sequência em uma das categorias mais disputadas do grupo. Na entrevista após o confronto, o combatente pediu um adversário do top 5.
Enquanto Makhachev e sua equipe comemoram, Dober, que teve a oportunidade de chegar à elite do grupo lamenta. O revés marcou o 10º resultado negativo na carreira do norte-americano. O lutador vinha de quatro vitórias consecutivas.
Dober tomou a iniciativa do confronto com um chute baixo. Makhachev, na sequência, colocou sua estratégia em prática, buscou as pernas do rival e levou a disputar para o chão. Por cima, o russo passou a buscar as transições, enquanto o norte-americano se defendia como podia. Passados três minutos, Islam conseguiu a montada, mas Dober seguia se protegendo. Makhachev quase pegou as costas, mas o norte-americano conseguiu explodir. Mostrando muita técnica, Islam buscou o braço do rival e quase encaixou uma finalização. Drew resistiu e acabou salvo pelo gongo.
Na segunda etapa, o russo voltou para a luta focado no plano. Logo nos segundos iniciais, Islam voltou a derrubar o oponente e passou a pressionar o adversário com golpes de cima para baixo. Dober tentava se levantar, mas Islam não dava espaços para a reação do norte-americano. Em clara desvantagem, Drew seguia como presa fácil para as ações de Makhachev, que minava o gás do oponente com socos e fazendo peso contra o corpo do adversário. O round chegou ao fim com o pupilo de Khabib atacando Dober com socos.
No último round, o mesmo roteiro. Antes mesmo do cronômetro confirmar o primeiro minuto, Makhachev já havia derrubado o norte-americano. Desta vez, Dober tentou uma chave de braço, mas o russo se mostrava seguro na defesa. Islam conseguiu se livrar da pegada, na sequência, impressionou, encaixando uma finalização que obrigou o adversário a bater em desistência.
CARD PRINCIPAL
Peso meio-pesado: Jan Blachowicz derrotou Israel Adesanya na decisão unânime dos juízes (49-45, 49-46, 49-45) – Luta por cinturão
Peso pena: Amanda Nunes finalizou Megan Anderson com uma chave de braço a 2m03s do R1 – Luta por cinturão
Peso galo: Aljamain Sterling derrotou Petr Yan por desqualificação (joelhada ilegal) a 4m29s do R4 – Luta por cinturão
Peso leve: Islam Makhachev finalizou Drew Dober com um estrangulamento a 1m37s do R3
Peso meio-pesado: Aleksandar Rakic derrotou Thiago Marreta na decisão unânime dos juízes (29-28,30-27, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Peso galo: Dominick Cruz derrotou Casey Kenney na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 30-27)
Peso galo: Kyler Phillips derrotou Song Yadong na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso mosca: Askar Askarov derrotou Joseph Benavidez na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-26, 30-27)
Peso mosca: Kai Kara-France derrotou Rogério Bontorin por nocaute técnico a 4m55s do R1
Peso mosca: Tim Elliott derrotou Jordan Espinosa na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-25, 30-27)
Peso meio-pesado: Kennedy Nzechukwu derrotou Carlos Ulberg por nocaute técnico 3m19s do R2
Peso meio-médio: Sean Brady finalizou Jake Matthews com um katagatame a 3m28s do R3
Peso palha: Amanda Lemos derrotou Livinha Souza por nocaute técnico a 3m39s do R1
Peso leve: Uros Medic derrotou Aalon Cruz por nocaute técnico a 1m40s do R1
Peso galo: Trevin Jones derrotou Mario Bautista por nocaute técnico a 47s do R2