A passagem de Khamzat Chimaev pelo UFC pode ter terminado de forma abrupta. O checheno radicado na Suécia, sensação do esporte em 2020, surpreendeu ao anunciar sua aposentadoria do esporte. O lutador vem sofrendo com complicações da Covid-19 e chegou a ser transferido para os EUA.
Através de uma postagem no Instagram, Chimaev lamentou não ter conquistado o cinturão do UFC, mas agradeceu a companhia, a equipe All Stars e confirmou que está pendurando as luvas.
“Quero dizer muito obrigado a todos por me apoiarem na minha caminhada neste esporte. Acho que, pra mim, acabou. Sim, eu sei que não conquistei o cinturão, mas essa não é a maior vitória na vida. Essa decisão pode deixá-los tristes, mas meu coração e meu corpo falaram por mim. Quero agradecer a minha equipe All Stars e dizer muito obrigado ao UFC”, escreveu o lutador.
Com um cartel perfeito de nove vitórias em nove lutas, Chimaev chegou ao UFC na primeira temporada da ‘Ilha da Luta’, em Abu Dhabi, no mês de julho de 2020. O checheno finalizou John Phillips em 72 segundos e, apenas 10 dias depois, encarou Rhys McKee, nocautando o norte-irlandês em pouco mais de três minutos. De volta ao octógono em setembro, Chimaev não tomou conhecimento de Gerald Meerschaert e venceu por nocaute em apenas 17 segundos. A rápida ascensão credenciou o lutador a encarar Leon Edwards, número três no ranking dos meio-médios (até 77.1 kg.), mas o duelo acabou desmarcado em duas oportunidades por complicações do checheno com a Covid.