Pesadelo para Amanda Ribas. Na luta que abriu o card preliminar do UFC 257, realizado neste sábado (23), em Abu Dhabi, Marina Rodriguez surpreendeu e brutalizou a mineira com um nocaute no segundo round. Azarão nas casas de apostas, a gaúcha deu um grande passo rumo ao top 5 do peso palha (até 52,1kg.).
Com a maior vitória na sua carreira, Rodriguez encerra uma série invicta de quatro lutas e a boa fase de Amanda na organização. Promessa brasileira na categoria dominada por Weili Zhang, a gaúcha se emocionou muito após o resultado.
“Agora, vocês sabem quem eu sou”, disse a lutadora, na entrevista ainda no octógono.
O revés para Marina marcou a segunda derrota na carreira de Amanda, que não perdia desde 2015. Agora, a combatente precisará se recuperar para retomar o caminho das vitórias e seguir no sonho de ser campeã na companhia.
O confronto começou com Rodriguez tomando a iniciativa com um chute baixo. Ribas respondeu com um cruzado de esquerda, que passou no vazio. A mineira seguia ‘perseguindo’ a adversária pelo octógono, e Marina apostava nos contra-ataques. Na metade do assalto, a gaúcha surpreendeu Amanda com um cruzado de direita no rosto. Após ser atacada, Ribas encurtou a distância e conseguiu levar a adversária para o chão. A mineira seguia dominando por cima e desferia socos no rosto e na costela a adversária. Perto do minuto final, Ribas passou a pressionar a cervical da adversária, mas Rodriguez conseguiu se liberar da pegada. O assalto foi encerrado com Amanda por cima, mas sem muita ação.
Na segunda etapa, Marina voltou a tomar a iniciativa, com dois cruzados em sequência. Amanda acabou surpreendida com um novo cruzado e desabou. Rodriguez seguiu golpeando a mineira, que estava bamba. Após castigar a compatriota com uma sequência de socos, o árbitro interrompeu o confronto.
No confronto realizado antes da luta co-principal, Joanne Calderwood e Jessica Eye promoveram um dos duelos mais agitados da noite. Válido pelo peso mosca (até 56,7kg.), Calderwood apresentou mais volume de jogo e saiu vencedora na decisão unânime dos juízes.
Com o resultado, Joanne se recuperou da derrota sofrida para Jennifer Maia, em agosto de 2020. Na ocasião, ao ser batida pela brasileira, Calderwood acabou perdendo a oportunidade de enfrentar a campeã do grupo, Valentina Shevchenko. Agora, a atleta se aproxima de uma nova chance de encarar a quirguistanesa.
Antiga desafiante ao título da categoria, Eye acabou se complicando na organização. O revés para Calderwood marcou o terceiro resultado negativo de Jessica nas últimas cinco apresentações. A atleta fica com o ‘sinal de alerta ligado’.
Em confronto válido pelo peso médio (até 83,9kg.), Makhmud Muradov confirmou a boa fase e derrotou Andrew Sanchez na segunda luta do card principal. Promessa para a categoria, o atleta do Uzbequistão deixou o octógono com mais um nocaute brutal em seu cartel. O desfecho aconteceu no terceiro round.
Com o resultado, Muradov conquistou a 14ª vitória na sequência e terceira com as luvas do UFC. Agora, Makhmud soma 25 triunfos e seis reveses como profissional no MMA.
Embora tenha mostrado raça no duelo, Sanchez não conseguiu somar o segundo resultado positivo em sequência. O atleta havia vencido o brasileiro Wellington Turman eu seu último desafio, em agosto de 2020.
CARD PRINCIPAL
Peso leve: Dustin Poirier x Conor McGregor
Peso leve: Dan Hooker x Michael Chandler
Peso mosca: Joanne Calderwood derrotou Jessica Eye na decisão unânime dos juízes (30-27,29-28, 30-27)
Peso médio: Makhmud Muradov derrotou Andrew Sanchez por nocaute técnico a 2m59s do R3
Peso palha: Marina Rodriguez derrotou Amanda Ribas por nocaute técnico a 54seg. do R2
CARD PRELIMINAR
Peso leve: Arman Tsarukyan derrotou Matt Frevola na decisão unânime dos juízes (30-27,30-26, 30-27)
Peso médio: Brad Tavares derrotou Antônio Cara de Sapato na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 30-27)
Peso galo: Julianna Peña finalizou Sara McMann com um mata-leão a 3m39s do R3
Peso meio-pesado: Marcin Prachnio derrotou Khalil Rountree Jr. na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso casado: Movsar Evloev derrotou Nik Lentz na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso mosca: Amir Albazi derrotou Zhalgas Zhumagulov na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)