Pressionado com duas derrotas seguidas e disposto a acabar com a má fase, Markus Maluko quer escrever uma nova história no Ultimate. O brasileiro, que luta no UFC Ilha da Luta 8 nesta quarta-feira (20) contra o sul-africano Dalcha Lungiambula, diz que fez alterações em seus treinamentos e acredita que sua mentalidade irá contribuir para que possa dar a volta por cima dentro da companhia.
“Entrei no UFC invicto, e você vai olhar e tenho quatro derrotas para quatro caras que nenhum era melhor que eu. Se botar em treino, vai ver que vou bater em todos, mas chega na luta aonde preciso ganhar e perco. (…), aí comecei a mudar algumas coisas em relação a treino e tudo mais, e mudar algumas coisas na minha cabeça. Sempre fui um cara que gostou de dar show, fazer loucura, e vi que não é muito isso que vai me ajudar a ganhar a luta. Tenho que entrar para ganhar a luta, não tenho que entrar para dar show”, revelou Markus Maluko, em entrevista ao ‘Combate’.
O brasileiro também contou sobre a importância da estratégia e preparação para que consiga vencer sua próxima luta. Agora, ele se diz pronto para mostrar um ‘novo lutador’ dentro dos octógonos.
“Não sei como vai será minha mudança como atleta lá dentro, mas minha cabeça mudou. Acredito que isso vai ter um reflexo também na minha forma de lutar, vou ser um cara muito mais estratégico. Acredito que a palavra que eu não deva mais usar é ‘maluco’, e sim ‘inteligente’. E depois de um tempo vou começando a associar as duas coisas e quem sabe voltar essa ideia. Mas, à princípio, vocês vão ver um cara inteligente no octógono”, disse.
Questionado sobre a associação ao ‘Coringa’, Markus Maluko afirmou que o personagem está presente em sua personalidade, mas está disposto a trazer o foco das pesagens também para dentro do cage.
“É uma coisa que vou fazer se sentir que quero fazer, porque vou me sentir bem. Ou não vou fazer porque não estou a fim. E se quiser fazer outra coisa, vou fazer. É um trabalho psicológico que faço. Esse negócio de entrar de Coringa, adoro, a galera me manda coisas direto, veem o Coringa na televisão e me marcam, mas não é uma coisa que faço para as pessoas, faço para mim. Mas tem o lado da seriedade, do foco, tenho que aprender a balancear as coisas (…). Não entrei no UFC para chamar a atenção das pessoas com encarada, entrei no UFC para chamar a atenção das pessoas dentro do octógono”, finalizou.
Aos 30 anos, o brasileiro vive momento de oscilação desde que chegou ao Ultimate. Atualmente, são cinco lutas, com duas vitórias e três derrotas. No MMA profissional desde 2013, Markus tem um cartel de 12 triunfos e quatro reveses na carreira.
Peso-meio-médio: Michael Chiesa x Neil Magny
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Mounir Lazzez
Peso-meio-pesado: Ike Villanueva x Vinícius Mamute
Peso-mosca: Roxanne Modafferi x Viviane Araújo
Peso-pena: Lerone Murphy x Douglas D’Silva
Peso-galo: Ricky Simon x Gaetano Pirrello
Peso-mosca: Su Mudaerji x Zarrukh Adashev
Peso-médio: Dalcha Lungiambula x Markus Maluko
Peso-mosca: Francisco Figueiredo x Jerome Rivera
Peso-leve: Mike Davis x Mason Jones
Peso-mosca: Matt Schnell x Tyson Nam
Peso-mosca: Victoria Leonardo x Manon Fiorot
Peso-pena: Umar Nurmagomedov x Sergey Morozov
Peso-médio: Omari Akhmedov x Tom Breese