Pouco mais de um ano e meio após sua compra pela Zuffa (oficializada em 12 de março de 2011) , o Strikeforce realizará, no dia 12 de janeiro, aquele que tem tudo para ser seu último evento. O Strikeforce: Marquardt vs Saffiedine acontecerá no Chesapeake Energy Arena, na cidade de Oklahoma. A notícia de que esse poderia ser o último evento da organização, sediada em San José na Califórnia, surpreendeu os fãs. Em recente entrevista, um dos proprietários da Zuffa (e presidente do UFC), Dana White, afirmou que a intenção na época da aquisição do Strikeforce não era acabar com o evento. “Qualquer um que estava comigo naquele momento sabe que esse não era, absolutamente, o plano”, disse.
Embora não haja a confirmação de que esse é o último evento, o fim da parceria entre Strikeforce e o canal a cabo norte-americano Showtime (do grupo CBS), esse sim acontecimento confirmado por ambas as partes, é tido como fator-chave para a definição da dissolução completa da organização de MMA e da incorporação de seus principais atletas pelo UFC – principal evento da Zuffa. A parceria com o grupo CBS, e consequentemente com o Showtime, está em vigência desde 2009 e teve como ponto alto a transmissão ao vivo, em rede de televisão aberta nos Estados Unidos, a estréia da lenda Fedor Emilianenko no Strikeforce contra Brett Rogers.
O Strikeforce de número 63 foi rodeado de problemas. Originalmente, o evento aconteceria em setembro de 2012 e seria palco da disputa de cinturão dos leves entre o atual campeão Gilbert Melendez e seu desafiante Pat Healy, mas acabou cancelado. Na sequência, o Strikeforce 63 foi reagendado para novembro e teria como luta principal o duelo dos pesados Daniel Cormier e Frank Mir, que acabou se contundindo e seu substituto, Matt Mitrione, desistiu da luta contra Cormier pouco depois de tê-la aceito. Como se não bastasse, os contratempos seguiram depois do anúncio do evento que acontecerá no dia 12. Era esperado que Gilbert Melendez e Luke Rockhold defendessem seus cinturões no evento, o que não foi possível pois ambos estavam lesionados. Por fim, Pat Healy ainda se encontra sem adversário definido desde a contusão que afastou Jorge Masvidal do evento.
Confira abaixo o card completo do Strikeforce: Marquardt vs Saffiedine, que acontece no dia 12 de janeiro:
Card Principal
-Nate Marquardt vs Tarec Saffiedine
-Daniel Cormier vs Dion Staring
-Josh Barnett vs Nandor Guelmino
-Mike Kyle vs Gegard Mousasi
-Ed Herman vs Ronaldo Souza
Card Preliminar (com transmissão de TV)
-Pat Healy vs adversário a ser definido
-Roger Gracie vs Anthony Smith
-Tim Kennedy vs Trevor Smith
-Ryan Couture vs KJ Noons
Card Preliminar (sem transmissão de TV)
-Jorge Gurgel vs Adriano Martins
-Michael Bravo vs Estevan Payan
Comentários