Glover Teixeira ficou para trás. O brasileiro, que esperava pela a chance de desfiar o campeão Jan Blachowicz, pelo cinturão dos meio-pesados (até 93.1 kg.), foi passado pelo campeão dos médios (até 83.9 kg.), Israel Adesanya, que sobe de categoria em busca de conquistar o segundo cinturão. O combate será a atração principal doUFC 259, evento programado para o dia 6 de março, em Las Vegas (EUA).
A informação do combate foi confirmada pelo presidente do UFC, Dana White, em entrevista à ESPN norte-americana. O anúncio frustra a expectativa de Glover, que ao vencer o compatriota Thiago Marreta no UFC Vegas, em novembro, havia garantido a chance de disputar o cinturão. Entretanto, com o desejo do campeão dos médios em se arriscar na categoria de cima, forçou o mineiro, de 41 anos, ficar para trás.
Jan Blachowicz fará sua primeira defesa de cinturão dos meio-pesados, depois de conquistar o título vago ao nocatear Dominick Reyes no UFC 253, em setembro. Ele tem um histórico profissional de 27 vitórias e oito derrotas.
Por outro lado, Adesanya em um cartel perfeito com 20 vitórias e nenhuma derrota. O nigeriano, campeão dos médios (até 83.9 kg.), tenta se juntar ao seleto grupo de campeões simultâneos em duas categorias. Em toda história, apenas Conor McGregor, Daniel Cormier, Amanda Nunes e Henry Cejudo conseguiram esse feito.
A disputa entre Blachowicz e Adesanya será a segunda luta por cinturão no UFC 259. Anteriormente, a organização já havia anunciado que a brasileira Amanda Nunes colocaria o título peso pena feminino em jogo contra a Australiana Megan Anderson.
Além de Amanda, o Brasil tem mais um represente na atração. Ainda pela divisão de meio-pesados, Thiago Marreta enfrenta Aleksandar Rakic. Confira abaixo o card no UFC 259 até o momento (sujeito a alterações):
Peso meio-pesado: Jan Blachowicz x Israel Adesanya – Luta por cinturão
Peso pena: Amanda Nunes x Megan Anderson – Luta por cinturão
Peso galo: Dominick Cruz x Casey Kenney
Peso meio-pesado: Thiago Marreta x Aleksandar Rakic
Peso mosca: Joseph Benavidez x Askar Askarov
Peso leve: Uros Medic x Aalon Cruz
Peso galo: Randy Costa x Trevin Jones
Peso meio-médio: Sean Brady x Jake Matthews
Peso leve: Drew Dober x Islam Makhachev
Peso mosca: Timothy Elliott x Jordan Espinosa