Um dos acontecimentos mais marcantes de 2020 no MMA foi a aposentadoria precoce de Khabib Nurmagomedov, que deixou o esporte após vencer no UFC 254. Dois meses se passaram e o assunto segue relevante no universo do esporte. Embora Dana White siga otimista de que conseguirá trazer sua estrela de volta ao octógono, Daniel Cormier, amigo pessoal e parceiro de treinos do russo, acredita que apenas o lado financeiro não será suficiente para convencer o campeão do peso leve (até 70,3kg.) a voltar às competições.
“Dana (White) vai ter que tocar em algo dentro do espírito dele para tentar fazê-lo lutar novamente, porque ele é um daqueles caras que não precisa de muito. Ele ganha tanto dinheiro fora do octógono hoje em dia e teria que ser algo que o levasse competitivamente para voltar e lutar. Não acho que será o dinheiro que o fará voltar ao octógono”, afirmou Cormier, em entrevista à ‘ESPN’.
Em entrevista recente, Khabib afirmou que pensaria em voltar pelo valor de US$100 milhões (cerca de R$520 milhões), quantia fora da realidade do que recebem outros campeões da organização. A fala do russo reflete a vontade do combatente de se manter afastado.
Nurmagomedov anunciou publicamente sua aposentadoria depois da vitória sobre Justin Gaethje, em outubro. Na ocasião, ainda no octógono, Khabib, emocionado, afirmou que não sentia mais vontade de competir sem a presença de seu pai, que faleceu em julho, vítima de complicações da Covid-19.
Mesmo fora do esporte, Khabib foi mantido pelo UFC como campeão do peso leve e também liderando o ranking dos peso por peso masculino. Hoje, Khabib soma 29 vitórias e nenhuma derrota em sua trajetória no MMA.