O duelo deve colocar o vencedor como segundo da fila na disputa do cinturão dos médios – o primeiro desafiante sai do combate entre Tim Boetch e Chris Weidman no UFC 155 – que está em posse de Anderson Silva desde 2006.
Com um cartel no MMA de 21 vitórias e 10 derrotas, Belfort recomeça a caminhada pelo cinturão dos pesos médios. Após perder a chance pelo título, em fevereiro de 2010, o Fenômeno emplacou dois triunfos em série até ser convidado para subir de categoria e encarar Jon Jones pelo títulos meio-pesados. Mas, apesar da boa apresentação, o brasileiro desce de categoria e mira no cinturão de Anderson Silva.
Por sua vez, Bisping, que tem um histórico profissional de 23 vitórias e quatro derrotas, vive uma grande fase na carreira. O britânico vem cinco triunfos nas últimas seis lutas, sendo a última sobre Brian Stann no UFC 152.
O UFC 156 marca o primeiro evento do Ultimate em 2013 e ainda não tem sede definida, mas Fortaleza e São Paulo são as mais cotas, porém, Florianópolis, Curitiba e Porto Alegre correm por fora para receber o show.