Além de sofrer sua primeira derrota em sua carreira no MMA, Edmen Shahbazyan acabou sofrendo outro baque após sua luta no UFC Las Vegas 5, realizado no último dia 1. Pupilo de Ronda Rousey, o combatente foi punido pela organização após subir ao octógono ostentando a bandeira da República de Artsaque, local de regime separatista e confronto entre o Azerbaijão e Armênia. A ação fez com que Edmen perdesse parte de sua bolsa para a apresentação. A informação foi confirmada pelo treinador do combatente, Edmond Tarverdyan,
Veja Também
A polêmica com relação à bandeira é fundamentada com base nos recorrentes conflitos entre a Armênica e Azerbaijão, que, há anos, disputam o território de Nagorno-Karabakh. A região pertence oficialmente ao Azerbaijão, mas possui, em sua maioria, cidadãos armênios.
Shahbazyan é nascido nos Estados Unidos, mas traz consigo raízes da Armênia. Desta forma, Edmen entrou com a bandeira como uma forma de representar suas origens.
A atitude do atleta acabou sendo mal interpretada pelo cônsul-geral da Turquia – país vizinho do Azerbaijão – nos Estados Unidos, Nasimi Aghayev. O representante turco, então, fez uma reclamação oficial ao Ultimate, reprovando a ação de Shahbazyan, o que influenciou na decisão da empresa em punir o jovem de 22 anos.
Principal técnico de Edmen, Edmond Tarverdyan confirmou as informações e, informou, ainda, que o funcionário responsável pela entrada no octógono foi dispensado pela companhia.
Na luta ocorrida após o incidente, Shahbazyan acabou derrotado por nocaute para o experiente Derek Brunson. Considerado um prodígio pela lendária Ronda Rousey, o jovem sofreu sua primeira derrota na carreira em 12 lutas disputadas.
Comentários