No confronto que abriu o card principal do UFC Ilha da Luta 2, realizado neste sábado (18), em Abu Dhabi, Alexandre Pantoja travou um embate duro contra Askar Askarov e acabou derrotado na decisão unânime dos juízes. O revés afasta o brasileiro de uma disputa imediata do cinturão dos moscas (até 56,7kg.).
Veja Também
Pantoja chegou aos Emirados Árabes com compromisso de enfrentar Askarov, mas também era o reserva oficial para a luta principal entre Deiveson Figueiredo e Joseph Benavidez na luta pelo título. Embora estivesse preparado para três eventuais oponentes, o atleta acabou deixando escapar a chance de desafiar o novo campeão.
Com o triunfo sobre Pantoja, Askarov deve chegar ao top 5 da categoria e assumir a quarta posição, que era ocupada por Alexandre. Com o novo resultado positivo, Askar manteve a invencibilidade na carreira, que agora conta com 12 triunfos e um empate.
A luta
O combate começou com Pantoja partindo para cima do adversário e, no contato, arriscou uma guilhotina. O russo tentava se defender, mas o brasileiro insistia na tentativa de finalização. Askar conseguiu soltar o braço e golpeava Alexandre de cima para baixo. Pantoja mostrava muita técnica e conseguiu se levantar. Askarov conseguiu derrubar o brasileiro, mas Alexandre conseguiu uma bela transição e chegou às costas do russo. O brasileiro ensaiou um estrangulamento, mas não havia mais tempo.
O segundo assalto começou com Alexandre desferindo um chute na linha de cintura de Askarov. Pantoja chutou mais uma vez, mas teve a perna segurada por Askar, que respondeu com uma sequência de socos. Na metade do round, o russo conseguiu derrubar o brasileiro, mas Alexandre mostrava perigo nas tentativas de finalização. Pantoja conseguiu se levantar, mas Askarov permanecia apostando na luta agarrada. Próximo ao minuto final, Askar conectou uma boa sequência de diretos e voltou a derrubar o brasileiro. Pantoja conseguiu reverter a posição, chegou às costas e tentou encaixar o mata-leão. O russo se defendeu e o cronômetro zerou.
No primeiro minuto, Alexandre surpreendeu o russo com um direto, que levou o oponente ao chão. Pantoja permitiu que Askar se levantasse e o duelo voltou a ser disputado no centro do octógono. Askarov seguia pontuando com jabs e diretos, mas o brasileiro tentava tirar a diferença com chutes na linha de cintura. Nos segundos finais, os moscas passaram a economizar nos golpes e evitavam um erro que poderia ser fatal naquela altura. O combate acabou com os lutadores na trocação franca.
Ariane Lipski dá show contra Luana Dread em duelo brazuca
Na única luta entre brasileiras da noite, Ariane Lipski deu um verdadeiro show contra Luana Dread. Em confronto disputado entre as moscas, a paranaense precisou de menos de dois minutos para desbancar a paulista e conquistar uma bela finalização (chave de joelho) no primeiro round.
Lipski chegou para o confronto na intenção de vencer para se estabilizar dentro do UFC. A atleta realizava sua quarta luta pela organização e buscava a segunda vitória consecutiva. Na entrevista após o triunfo, Ariane pediu à diretoria pelo bônus de performance.
Com o revés para a paranaense, Luana sofreu sua primeira derrota desde sua estreia no Ultimate. A paulista havia sido batida apenas uma vez na carreira e, agora, aguarda o próximo compromisso para tentar voltar a vencer.
Gastelum é finalizado por Jack Hermansson e perde terceira seguida
Na luta co-principal da noite, Jack Hermansson voltou a vencer e confirmou a má fase de Kelvin Gastelum dentro do UFC. No confronto entre os médios (até 83,4kg.) o sueco fez valer a fama de seu jiu-jitsu e finalizou o norte-americano em menos de dois minutos.
O duelo contra Kelvin representava muito para Jack. O atleta precisava se recuperar da dura derrota sofrida para Jared Cannonier, em setembro do ano passado para voltar a sonhar com uma disputa de cinturão. Após o resultado positivo, o sueco pediu uma luta contra o vencedor do embate entre Darren Till e Robert Whittaker, que se enfrentam no dia 25 de julho.
Ex-desafiante ao cinturão interino da categoria, Gastelum definitivamente não vive um bom momento na carreira. O lutador vinha de duas derrotas consecutivas e precisava vencer para provar que pode atuar em alto nível contra atletas do topo da divisão. O revés para Hermansson confirmou o terceiro resultado negativo em sequência e o sexto em sua carreira como profissional no MMA.
Resultados do UFC Ilha da Luta 2
CARD PRINCIPAL
Peso mosca: Deiveson Figueiredo finalizou Joseph Benavidez com um mata-leão a 4m48s do R1- Luta pelo cinturão
Peso médio: Jack Hermansson finalizou Kelvin Gastelum com uma chave de calcanhar a 1m19s do R1
Peso leve: Rafael Fiziev derrotou Marc Diakiese na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso mosca: Ariane Lipski finalizou Luana Dread com uma chave de joelho a 1m28s do R1
Peso mosca: Askar Askarov derrotou Alexandre Pantoja na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Roman Dolidze derrotou Roman Dolidze por nocaute a 4m15s do R1
Grant Dawson derrotou Nad Narimani na decisão unânime dos juízes (30-27,30-26, 29-27)
Joel Alvarez finalizou Joe Duffy com uma guilhotina a 2m25s do R1
Brett Johns derrotou Montel Jackson na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso galo: Amir Albazi finalizou Malcolm Gordon com um triângulo a 4m42s do R1
Peso leve: Arman Tsarukyan derrotou Davi Ramos na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso pesado: Sergey Spivak derrotou Carlos Boi na decisão majoritária dos juízes (29-27, 28-28, 29-27)
Comentários