Acabou o jejum entre os homens brasileiros. 1141 dias depois, o Brasil volta a ter um campeão no UFC. O paraense Deiveson Figueiredo não tomou conhecimento de Joseph Benavidez e atropelou o norte-americano na disputa de cinturão dos moscas (até 56,7kg.) no UFC Ilha da Luta 2, realizado neste sábado (18), em Abu Dhabi. O paraense não deu chances ao rival e apagou o adversário com um mata-leão no primeiro round (clique aqui para assistir à finalização).
Com o triunfo o triunfo, Figueiredo fez história no MMA brasileiro. Além de encerrar um longo jejum tupiniquim, ele se tornou o primeiro representante do país a ostentar o cinturão dos moscas.
Havia muita expectativa para a performance do brasileiro neste final de semana. No primeiro encontro entre os atletas, em fevereiro, o paraense sofreu com o corte de peso e, apesar de vencer, não pôde levar o cinturão, já que havia falhado no compromisso com a balança.
Além da obrigação em voltar a vencer, Figueiredo cumpriu um desafio pessoal contra Benavidez. Durante a semana, o brasileiro havia afirmado que havia treinado muito para ser o primeiro lutador a finalizar o norte-americano.
O combate começou com Deiveson arriscando um chute na linha de cintura do norte-americano. Benavidez respondeu na mesma moeda. Figueiredo conseguiu se aproximar e conectou uma bomba de direita, que derrubou o norte-americano. O paraense conseguiu chegar às costas, a tentou encaixar um mata-leão, mas Joseph se defendeu bem. Figueiredo seguia pressionando e o oponente, que seguia atordoado. Benavidez conseguiu se afastar o combate volto a ser disputado de pé. O ‘Deus da Guerra’ voltou a derrubar o adversário com um cruzado, mas Joseph mostrava muita capacidade de absorver os ataques. Nos segundos finais, Deiveson voltou derrubar o norte-americano com um golpe singular. Figueiredo, então, voltou para as costas e apagou o oponente em um mata-leão.
CARD PRINCIPAL
Peso mosca: Deiveson Figueiredo finalizou Joseph Benavidez com um mata-leão a 4m48s do R1- Luta pelo cinturão
Peso médio: Jack Hermansson finalizou Kelvin Gastelum com uma chave de calcanhar a 1m19s do R1
Peso leve: Rafael Fiziev derrotou Marc Diakiese na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso mosca: Ariane Lipski finalizou Luana Dread com uma chave de joelho a 1m28s do R1
Peso mosca: Askar Askarov derrotou Alexandre Pantoja na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Peso meio-pesado: Roman Dolidze derrotou Khadis Ibragimov por nocaute técnico a 4m15s do R1
Peso casado (até 68kg): Grant Dawson derrotou Nad Narimani na decisão unânime dos juízes (30-27,30-26, 29-27)
Peso leve: Joel Alvarez finalizou Joe Duffy com uma guilhotina a 2m25s do R1
Peso galo: Brett Johns derrotou Montel Jackson na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso galo: Amir Albazi finalizou Malcolm Gordon com um triângulo a 4m42s do R1
Peso leve: Arman Tsarukyan derrotou Davi Ramos na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 29-28)
Peso pesado: Sergey Spivak derrotou Carlos Boi na decisão majoritária dos juízes (29-27, 28-28, 29-27)