Shogun, que faz sua segunda luta consecutiva em um evento exibido pela FOX norte-americana, tem um cartel no MMA de 21 vitórias e seis derrotas. Em sua última exibição, o brasileiro derrotou Brandon Vera na luta principal do UFC on FOX 4, realizado no início deste mês. Na ocasião, Mauricio chegou a ser cogitado como possível postulante ao cinturão dos meio-pesados, mas devido a apresentação ruim e uma aparente falta de preparo físico ele acabou perdendo a oportunidade para o compatriota Lyoto Machida.
Por sua vez, Gustafsson, que tem um cartel no MMA de 14 vitórias uma derrota, vive um grande momento de sua carreira. O sueco vem de cinco triunfos consecutivos, sendo a última sobre o brasileiro Thiago Silva no UFC on FUEL 2, realizado em abril. Em caso de vitória sobre Shogun, pode dar ao lutador como postulante ao cinturão da categoria.
Disputa de cinturão dos leves
Ainda segundo a publicação norte-americana, a luta principal do UFC on FOX 5 está definida. Ben Henderson fará sua segunda defesa de cinturão dos pesos leves diante do compatriota Nate Diaz.