O brasileiro Renan Barão fará, neste sábado (21), a luta mais importante de sua carreira. O atleta potiguar encara o norte-americano Urijah Faber na disputa do cinturão interino dos pesos galos do Ultimate. O combate será a atração principal do UFC 149, evento que será realizado em Calgary, no Canadá. Caso consiga a vitória, Renan conquistará o quarto título brasileiro na organização.
Na segunda luta mais importante da noite, o cubano Hector Lombard, considerado uma das maiores ameaças ao cinturão de Anderson Silva, estreia no UFC diante de Tim Boetsch. Uma vitória pode colocar o ex-campeão do Bellator na disputa do título da organização.
Barão e a chance pelo cinturão interino
Originalmente, Urijah Faber estava marcado para enfrentar outro adversário: seu desafeto e campeão dos pesos galos Dominick Cruz. Porém, uma grave lesão no joelho afastou Cruz, atual dono do cinturão, do combate. Devido à indefinição do período de retorno do campeão, a organização optou por abrir a opção de um título interino. Barão foi o escolhido para disputar o novo cinturão.
VÍDEO: Reveja a pesagem do UFC 149
Barão, contudo, não “caiu de paraquedas” na disputa do título. Com uma impressionante sequência de 29 lutas sem perder, o brasileiro, que ainda não se acostumou com o enorme assedio por fazer a luta principal do show, prefere deixar que suas ações – e golpes – falem mais alto
“Quem tem boca fala o que quer. Eu estou preparado para o sábado, e ele vai ter que mostrar que vai me vencer”, declarou. “Eu estou tranquilo. Venho trabalhando há vários anos e treinando forte para ter meu trabalho reconhecido. Estou muito feliz pela oportunidade de disputar este cinturão”, completou o brasileiro.
VEJA TAMBÉM: Comente o UFC 149 em nosso Fórum
Por sua vez, o “Califórnia Kid”, como é conhecido Faber, traz na bagagem um extenso cartel de 26 vitórias contra apenas cinco derrotas, o bom retrospecto de Barão não o impressiona.
“Ele tem um cartel bom e é obviamente muito talentoso, mas eu tenho lutado em um nível diferente”, declarou Faber. “Ele tem esse histórico incrível, mas eu enfrentei e derrotei caras melhores que ele. Muitas pessoas parecem intimidadas por ele, mas eu não estou. Ele tem habilidades e ele adora brigar, mas nada disso me preocupa. Vou levá-lo para águas profundas. Em um round, ele vai ver a diferença entre mim e o resto dos caras que ele enfrentou”, encerrou o norte-americano.
Confira abaixo o card completo do UFC 149, que terá transmissão do canal Combate a partir das 20h:
Card Principal
Urijah Faber vs. Renan Barão;
Hector Lombard vs. Tim Boetsch;
Cheick Kongo vs. Shawn Jordan;
Brian Ebersole vs. James Head;
Chris Clements vs. Matt Riddle;
Card Preliminar
Court McGee vs. Nick Ring;
Roland Delorme vs. Francisco Rivera;
Anthony Perosh vs. Ryan Jimmo;
Bryan Caraway vs. Mitch Gagnon;
Antonio Carvalho vs. Daniel Pineda;
Mitch Clarke vs. Anton Kuivanen;