O brasileiro Jussier Formiga não teve vida fácil no UFC Brasília, que aconteceu neste sábado (14), no Distrito Federal. Em combate contra o perigoso Brandon Moreno, o potiguar teve bons momentos, mas acabou sendo declarado derrotado na decisão dividida dos juízes após três rounds.
O combate entre Moreno e Formiga tinha grande significado para a categoria dos moscas (até 56,7kg.), já que se tratava do encontro de dois dos melhores atletas do grupo. Uma vitória poderia significar uma chance de disptuar o título da divisão, que segue sem campeão.
Após o fim do confronto, o mexicano, em entrevista ainda no octógono, pediu ao Ultimate a chance de lutar pelo título.
“Me digam, por que eu não deveria receber a chance de disputar o cinturão”, disse o atleta.
O combate começou com vantagem para Formiga. Logo no início do combate, o potiguar quase encaixou uma guilhotina, mas desistiu da tentativa após a boa defesa de Brandon. O combate foi para o chão e Moreno passou a golpear o Jussier de cima para baixo. Formiga se defendia bem e conseguiu reverter a situação, chegando às costas do adversário. Jussier seguia tomando as melhores iniciativas e desferia os melhores golpes. A luta voltou a ser disputada de pé e, no fim, o potiguar foi derrubado, mas se levantou rapidamente. O cronômetro zerou.
O segundo assalto retornou com os dois atletas trocando golpes no centro do octógono. Moreno começou a provocar o brasileiro, que atacou, mas acabou sofrendo um contra-ataque perigoso com um direto no rosto. Jussier voltou a tentar uma queda, mas cai por baixo, em desvantagem no chão. Formiga conseguiu se levantar, mas logo foi surpreendido com um chute alto do oponente, mas não acusou o golpe. O brasileiro voltou a tentar a queda, mas Brandon se defendia bem. A luta seguia sendo disputada na grade até que o assalto acabou.
No último round, os atletas começaram o confronto partindo para atrocação franca. O brasileiro chegou a balançar com uma sequência de socos do mexicano, mas se recuperou e seguia caminhando para cima. Brandon seguia perigoso e aguardando um erro do potiguar para desferir o golpe perfeito. Jussier mantinha a distância e tentava não cair nas armadilhas do rival. O brasileiro tentou buscar as pernas do adversário, mas acabou surpreendido com um gancho. Moreno seguia mais perigoso na última etapa e assustava em suas ações. Passados três minutos, Formgia conseguiu uma queda, mas o mexicano conseguiu se levantar com facilidade. No minuto final, Jussier voltou a conseguir uma queda e golpeava o adversário de cima para baixo, mas não havia mais tempo.
CARD PRINCIPAL (19h, horário de Brasília)
Peso leve (até 70,3kg.): Charles do Bronx finalizou Kevin Lee com uma guilhotina a 28s do R3
Peso meio-médio (até 77kg.): Gilbert Durinho derrotou Demian Maia por nocaute a 2m34s do R1
Peso leve (até 70,3kg.): Renato Moicano finalizou Damir Hadzovic com um mata-leão a 44s do R1
Peso meio-pesado (até 93kg.): Nikita Krylov derrotou Johnny Walker na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Francisco Massaranduba derrotou John Makdessi na decisão unânime dos juízes (30-27, 29-28, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Peso mosca (até 56,7kg.): Brandon Moreno derrotou Jussier Formiga na decisão unânime dos juízes (29-28, 30,27, 29-28)
Peso palha (até 52,1kg.): Amanda Ribas derrotou Randa Markos na decisão unânime dos juízes (30-26, 30-25, 30-25)
Peso meio-médio (até 77kg.): Elizeu Capoeira derrotou Alexei Kunchenko na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2kg.): Rani Yahya e Enrique Barzola empataram na decisão majoritária dos juízes (29-28, 28-28, 28-28)
Peso mosca (até 56,7kg.): Maryna Moroz derrotou Mayra Sheetara na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso mosca (até 56,7kg.): David Dvorak derrotou Bruno Bulldoguinho na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2kg.): Bea Malecki derrotou Veronica Macedo na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)