O UFC Norfolk, que acontece neste sábado (29), reservou uma desagradável surpresa para os brasileiros fãs de MMA. Com luta marcada pelo título vago da categoria dos moscas (até 56,7kg.), Deiveson Figueiredo decepcionou e acabou falhando no corte de peso para a disputa contra Joseph Benavidez. O incidente impossibilita que o paraense conquiste a cinta, mesmo vencendo o duelo. O atleta, então, atua neste final de semana a fim de afastar a má impressão deixada na pesagem oficial.
Ao todo, o card do UFC Norfolk contará com 12 apresentações e terá a participação de dois atletas brasileiros, além de Deiveson.
Gabriel Silva, que realiza sua segunda peleja pela empresa busca sua primeira vitória na companhia, enquanto a novata, Norma Dumont faz seu debute na organização sendo uma das representantes da categoria das penas (até 65,7kg.), que atualmente é reinada por Amanda Nunes.
Embora a falha de Deiveson tenha sido um banho de água fria para os brasileiros, o norte-americano assumiu o compromisso e manteve a condição de desafiante ao título, aceitando enfrentar o paraense mesmo com o adversário estando acima do limite da divisão. Esta será a terceira vez em que Benavidez tenta se colocar como número um da categoria.
O norte-americano atuou pelo cinturão em duas ocasiões, as duas contra o ex-campeão, Demetrious Johnson (em 2012 e 2013). Em nenhuma das oportunidades Joseph obteve êxito e, desta vez, o combatente, que atualmente tem 35 anos, espera aproveitar mais uma chance dada pelo Ultimate.
A falha em uma luta válida por um título do UFC descarta definitivamente a chance do atleta envolvido conquistar o cinturão naquela disputa em específico. Portanto, independente do resultado, Deiveson não deixará o octógono ostentando o cinturão da empresa.
Joseph, por sua vez, pode assumir o posto de campeão, caso derrote Figueiredo. Se, por acaso, o norte-americano sair com um resultado negativo, a divisão segue sem um ‘rei’.
Mesmo sem chance de comemorar um cinturão, os fãs de MMA brasileiros terão a oportunidade de assistir outros representantes no card deste sábado. Primeiro atleta tupiniquim a subir no octógono, Gabriel Silva terá a chance de conquistar a primeira vitória desde que realizou sua estreia pelo Ultimate.
O combatente acabou batido pelo experiente Ray Borg em seu debute e quer mostrar que pode ser um grande candidato a figurar entre a elite da divisão dos galos (até 61,2kg.) em breve.
Com 25 anos e nove apresentações como profissional no MMA, Silva mira um triunfo sobre Kyler Phillips para dar seguimento à sua trajetória no MMA.
Única mulher brasileira a se apresentar neste final de semana, Norma Dumont viverá uma das noites mais importantes de sua vida neste sábado. A mineira trocará forças contra Megan Anderson e quer estrear com o pé direito na categoria das penas, que hoje tem Amanda Nunes como grande campeã.
No UFC Norfolk, Norma defenderá sua invencibilidade na carreira. Nascida em Belo Horizonte (MG), a combatente tem quatro apresentações como profissional e nunca amargou uma derrota.
DATA: 29 de fevereiro de 2020
HORÁRIO: A partir das 19h (horário de Brasília)
LOCAL: Chartway Arena, Norfolk, Virginia (EUA)
COMO ASSISTIR: As duas primeiras lutas serão reproduzidas pelo SUPER LUTAS. Acompanhe o restante do card em nosso ‘Tempo Real’ e no Canal Combate.
CARD PRINCIPAL (22h, horário de Brasília)
Peso mosca (até 56,7kg.): Joseph Benavidez x Deiveson Figueiredo – luta pelo cinturão*
Peso pena (até 65,7kg.): Felicia Spencer x Zarah Fairn dos Santos
Peso meio-pesado (até 93kg.): Ion Cutelaba x Magomed Ankalaev
Peso pena (até 65,7kg.): Megan Anderson x Norma Dumont
Peso pena (até 65,7kg.): Grant Dawson x Darrick Minner
CARD PRELIMINAR (19h, horário de Brasília)
Peso galo (até 61,2kg.): Gabriel Silva x Kyler Phillips
Peso médio (até 83,9kg.): Brendan Allen x Tom Breese
Peso pesado (até 120,2kg.): Marcin Tybura x Serghei Spivac
Peso leve (até 70,3kg.): Luis Peña x Steve Garcia
Peso pena (até 65,7kg.): Jordan Griffin x TJ Brown
Peso pena (até 65,7kg.): Aalon Cruz x Spike Carlyle
Peso meio-médio (até 77kg.): Sean Brady x Ismail Naurdiev
*Em função da falha no corte de peso de Deiveson Figueiredo, o título só valerá em caso de vitória de Joseph Benavidez.