Quem imaginou que Jon Jones teria tarefa fácil na luta principal do UFC 247, se enganou. Em combate válido pelo título dos meio-pesados (até 93kg.), ocorrida neste sábado (8), em Houston (EUA), Dominick Reyes vendeu caro a disputa de cinturão e acabou derrotado na decisão dos juízes após cinco rounds muito disputados.
Jones subiu no octógono com a responsabilidade de se consolidar cada vez mais como um dos melhores na história do MMA. Além de precisar vencer para manter seu reinado, o campeão tinha a responsabilidade de acabar com a invencibilidade de seu adversário.
Considerado azarão nas casas de apostas, Dominick superou a expectativa de muitos fãs, que esperavam ver uma atuação de gala de ‘Bones’. Apresentando muita agressividade do início ao fim, Reyes foi capaz de colocar o campeão em perigo em muitas ocasiões.
Reyes começou o combate partindo para cima de Jones com uma sequência de socos, o campeão se defendeu e tentou impor uma queda no desafiante. Dominick permaneceu agressivo no confronto, obrigando ‘Bones’ a caminhar para trás. Jones tentava encontrar a distância e acabou surpreendido com um direto de Dominick. O campeão chegou a cair, mas se levantou e tentava se proteger, enquanto Reyes seguia desferindo socos. O desafiante seguia mais agressivo, enquanto Jon tentava se encontrar no combate. Nos segundos finais, ‘Bones’ conectou um bom chute alto que tocou o rosto de Dominick, mas o desafiante não se abalou. Os atletas permaneceram se estudando até que o assalto chegou ao fim.
Reyes voltou para a luta conectando um soco e um chute baixo. Jones seguia tentando encontrar a melhor distância para conectar seus golpes. Passado um minuto, Dominick pressionou o campeão nas grades e desferiu bons golpes contra o corpo de Jon, mas ‘Bones’ conseguiu se desvencilhar. Na metade do assalto, Jones conectou um bom cruzado de esquerda no rosto do desafiante, mas não abalou o rival. Jon começou a se soltar no fim do assalto e passou a desferir os melhores golpes. Mesmo caminhando par trás, Dominick seguia perigoso com sua mão esquerda, que seguia tocando o corpo do campeão. Nos segundos finais, Reyes conectou um bom uppercut, que chegou a balançar Jon, mas não havia mais tempo.
O terceiro assalto começou com Dominick desferindo um bom chute alto, que tocou o rosto de ‘Bones’. O campeão tentava se defender, mas Reyes seguia perigoso em suas ações. Jon arriscava chutes baixos, tentando obrigar o adversário a caminhar para trás. Na metade do assalto, o desafiante voltou a surpreender o campeão com um uppercut, neste momento, Jones tentou aplicar uma queda, que foi bem defendida por Reyes. No minuto final, Dominick conectou um jab de esquerda em Jon, que respondeu na mesma moeda.
Reyes começou a etapa novamente pressionando o campeão, com uma boa sequência de socos, o desafiante abalou ‘Bones’, que foi obrigado a tentar uma queda sobre o compatriota. Dominick caiu, mas se levantou com facilidade, em seguida. Na metade do assalto, Jones fintou um cruzado e buscou as pernas do rival para tentar levar o confronto para o chão, mas Dominick se defendeu bem. Após o ataque de Jones, o desafiante conseguiu uma boa sequência de socos, que tocaram Jon. No fim do assalto, Jones conseguiu desferir sua famosa cotovelada, mas o golpe não foi efetivo. Os atletas trocaram golpes nos segundos finais, mas o assalto terminou.
Na última etapa, Dominick seguia tentando conectar os melhores golpes. Jones tentava cercar o adversário e logo conseguiu levar o combate para o chão. Reyes se defendeu bem, mas Jones insistia na tentativa. O desafiante conseguiu se desvencilhar e conectou um bom direto no rosto de ‘Bones’. Jon seguia caminhando para cima do adversário, mas o oponente seguia perigoso nos contra-ataques. Na metade do assalto, o campeão começou a soltar chutes na linha de cintura de Reyes. O desafiante sempre respondia com sua esquerda perigosa. Mais cansados, a pressão dos atletas já não era mais a mesma, mas o combate seguia tenso até o final.
Com o triunfo, Jon Jones atingiu a marca de 26 vitórias na carreira. Reyes, por sua vez, amargou sua primeira derrota na carreira.
CARD PRINCIPAL:
Peso meio-pesado (até 93kg.): Jon Jones derrotou Dominick Reyes na decisão unânime dos juízes (48-47, 48-47, 49-46) – luta por cinturão
Peso mosca (até 56,7kg.): Valentina Shevchenko derrotou Katlyn Chookagian por nocaute a 1,03s do R3 – luta por cinturão
Peso pesado (até 120,2kg.): Justin Tafa derrotou Juan Adams por nocaute a 1m59s do R1
Peso pena (até 65,7kg.): Dan Ige derrotou Mirsad Bektic na decisão dividida dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso pesado (até 120,2kg.): Derrick Lewis derrotou Ilir Latifi na decisão unânime dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
CARD PRELIMINAR
Peso médio (até 83,9kg.): Trevin Giles derrotou James Krause na decisão dividida dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso mosca (até 56,7kg.): Lauren Murphy derrotou Andrea Lee na decisão dividida dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso meio-médio: Kalinn Williams derrotou Alex Morono por nocaute a 27s do R1
Peso galo (até 61,2kg.): Mario Bautista derrotou Miles Johns por nocaute a 1m41s do R2
Peso galo (até 61,2kg.): Journey Newson derrotou Domingo Pilarte por nocaute a 38s do R1
Peso galo (até 61,2kg.): Andre Ewell derrotou Jonathan Martinez na decisão dividida dos juízes (29-28, 29-28, 30-27)
Peso pena (até 65,7kg.): Youssef Zalal derrotou Austin Lingo na decisão unânime dos juízes (30-27, 30-27, 30-27)