O brasileiro Rafael dos Anjos está longe da melhor fase que o projetou para o MMA no mundo. Ex-campeão dos leves (até 70kg.) e antigo desafiante ao cinturão interino dos meio-médios (até 77kg.), o atleta tem um retrospecto recente preocupante na carreira e o momento do carioca chegou às análises de Michael Bisping, que, em seu programa pessoal, ‘Belive You Me’, comentou sobre a situação de RDA.
“É uma (derrota) dura para Dos Anjos porque para onde ele vai agora? O problema é que ele é muito baixo para o meio-médio. Sim, ele chega no peso dos meio-médios. Na verdade, duas semanas atrás, quando eu estava na academia, ele estava com 84 kg. Então ele não é um meio-médio pequeno. Mas ele é muito baixo. Olhe para Kamaru (Usman), olhe para (Michael) Chiesa. Existem alguns meio-médios grandes lá. Ele (Rafael) é muito grande para os leves, porque bater 70 kg o mata, e ele fez isso por um longo tempo. E ele é um pouco mais baixo que os outros no meio-médio. Ele é o candidato perfeito para uma divisão até 74 kg”, disse Bisping.
Rafael teve a oportunidade de se recuperar da derrota sofrida para Leon Edwards (em 2019) contra Chiesa, no UFC Raleigh, no fim de janeiro. O brasileiro se mostrou confiante no confronto, mas acabou sendo surpreendido por um adversário que cumpriu à risca a estratégia definida por sua equipe.
Dos Anjos se sagrou campeão dos leves em março de 2015, quando atravessava a melhor fase da sua carreira. O carioca chegou a realizar uma defesa de título, mas acabou perdendo o posto para Eddie Alvarez, em 2016.
Um ano depois, Rafael migrou para os meio-médios e, desde então, o combatente realizou oito apresentações, com quatro vitórias e derrotas.
Em seus últimos cinco compromissos, Dos Anjos saiu vitorioso em apenas uma oportunidade. O atleta precisa vencer em seu próximo duelo para não correr risco de ser dispensado pela organização.