O UFC foi palco de grandes lutas da história do MMA como: José Aldo x Conor McGregor; Anderson Silva x Vitor Belfort; Khabib Nurmagomedov x Conor McGregor e Ronda Rousey x Holly Holm. Mas todos esses grande combates não tiraram um antigo desejo de Dana White, presidente do UFC. O dirigente revelou, em entrevista ao site do próprio Ultimate, a frustração de não ter promovido Brock Lesnar x Fedor Emelianenko.
O combate entre os lutadores foi bastante especulado entre 2011 e 2013, como o grande duelo de pesos pesados da história do MMA. Porém, o UFC nunca conseguiu fechar a um acordo com o russo.
“A única luta que eu queria fazer e que nunca consegui foi Brock Lesnar contra Fedor Emelianenko. Nós iríamos fazer no Texas Stadium. Mas eu não consegui fechar um negócio com Fedor, então isto nunca aconteceu”, disse.
Após o fim das negociações entre UFC e Fedor muitos rumores surgiram sobre o fracasso no acordo. Desde de exigências enormes do lutador até um baixo salário proposto pelo evento. Entretanto, Dana White explicou que o contrato não foi assinado por um problema pessoal de Fedor.
“Estávamos conversando (com o Fedor). Estávamos perto de contratá-lo, pouco antes de seu pai morrer. Nós estávamos lá. Quando eu estava falando sobre fazer o grande show no estádio de Dallas… Então, o pai (do Fedor) morreu”, completou.
Após não assinar com o UFC, Fedor passou pelo M-1 Global, em 2012, Rizin em 2015, e EFN em 2016. O russo chegou a anunciar sua aposentadoria, mas voltou atrás e assinou com o Bellator, fazendo mais cinco combates desde então. Ele soma um histórico de 39 vitórias e seis derrotas como profissional.