Dois dos principais atletas do UFC 245, realizado no último sábado (14), receberam duras suspensões médicas após o espetáculo. Protagonistas da luta principal da noite, Kamaru Usman e Colby Covington ficarão afastados por 180 dias, após divulgação da lista pela Comissão Atlética de Nevada junto ao ‘MMA Junkie’. Dos 26 atletas que atuaram no card norte-americano, sete tiveram o longo ‘gancho’.
Ao subirem no octógono para trocarem forças e assumindo o papel de protagonistas do penúltimo Ultimate do ano, Usman e Colby prometeram e entregaram ao público um duelo digno de uma disputa de cinturão. Após cinco rounds de intensa disputa, o nigeriano manteve seu título após um nocaute conquistado nos segundos finais de confronto.
O embate exigiu muito dos lutadores e rendeu a cada um seis meses de afastamento do MMA profissional. Outra atleta que ficará fora por, pelo menos, seis meses é a brasileira Viviane Araújo. Derrotada em seu compromisso contra a ex-desafiante ao título das moscas (até 56.7kg.), Jessica Eye e com três apresentações em 2019, a combatente do Distrito Federal só deve retornar ao Ultimate em meados de 2020.
Representantes do card principal, Amanda Nunes, Max Holloway, Germaine de Randamie e José Aldo tiveram afastamento brando. Os atletas, segundo a Comissão, ficarão fora por apenas 30 dias. Petr Yan e Alexander Volkanovski ficam seis meses fora. Faber é suspenso por dois meses e Marlon Moraes por 45 dias.
A brasileira Ketlen Vieira, que retornou ao octógono após mais de um ano afastada por lesões, recebeu 60 dias de suspensão após sua derrota para Irene Aldana. A atleta pode ser vista em ação novamente já no início de 2020.
Kamaru Usman: 180 dias afastado
Colby Covington: 180 dias afastado
Max Holloway: 30 dias afastado
Alexander Volkanovski: 180 dias afastado
Germaine De Randamie: 30 dias afastada
Amanda Nunes: 30 dias afastada
José Aldo: 30 dias afastado
Marlon Moraes: 45 dias afastado
Urijah Faber: 60 dias afastado
Petr Yan: 180 dias afastado
Mike Perry: 180 dias afastado
Geoff Neal: 180 dias afastado
Ketlen Vieira: 60 dias afastada
Irene Aldana: não houve afastamento
Ian Heinisch: 30 dias afastado
Omari Akhmedov: 30 dias afastado
Ben Saunders: 60 dias afastado
Matt Brown: 30 dias afastado
Daniel Teymur: 45 dias afastado
Chase Hooper: não houve afastamento
Kai Kara-France: 30 dias afastado
Brandon Moreno: 30 dias afastado
Viviane Araújo: 180 dias afastada
Jessica Eye: 60 dias afastada
Oskar Piechota: 60 dias afastado
Puna Soriano: não houve afastamento