O clima é de expectativa para a noite desta quinta-feira (19). Em Nova York, o Ultimate irá promover, às 20h (horário de Brasília), o primeiro encontro entre os protagonistas do UFC 244, Jorge Masvidal e Nate Diaz. Na ocasião, os lutadores responderão perguntas da imprensa presente no local e, ao fim, realizarão a primeira encarada antes do evento, que acontece em 2 de novembro.
Inicialmente, os planos da empresa era realizar, como duelo principal da noite, o aguardado embate entre Kamaru Usman, atual campeão meio-médio (até 77kg.) contra Colby Covington, desafiante ao cinturão. A diretoria do Ultimate, no entanto, não conseguiu chegar a um acordo financeiro com as partes e a disputa foi retirada das negociações.
Ao invés de um combate pela cinta, o UFC decidiu improvisar e realizar uma peleja entre dois atletas que estão em alta na organização.
Nate Diaz, ‘Bad Boy’ conhecido por seu jeito despojado e por sempre travar duelos empolgantes retornou ao MMA após três anos afastado e bateu Anthony Pettis em uma atuação dominante sobre o ex-campeão dos leves. Após o duelo, que ocorreu em agosto, pelo UFC 241, Diaz fez questão de desafiar, ainda no octógono, Masvidal, que estava presente no evento na Califórnia.
Sem compromisso marcado com nenhum oponente, Jorge prontamente aceitou o desafio. O norte-americano também vem de uma vitória empolgante. Masvidal, em sua última apresentação, fez história ao bater o recorde de nocaute mais rápido da empresa na vitória sobre Ben Askren. Na ocasião, Jorge precisou de apenas cinco segundos para aplicar uma joelhada voadora que explodiu de encontro ao rosto do adversário e o apagou imediatamente.
Diaz afirmou que o duelo definirá qual o atleta mais empolgante do esporte. Após a declaração, os atletas se acertaram e solicitaram que o UFC criasse um cinturão simbólico a ser entregue ao vencedor da batalha. Ao fim, quem triunfar receberá o título de “Filho da Mãe Mais Duro do Jogo”.
Mesmo que a vitória não valha o cinturão, o triunfo pode colocar um dos dois adversários em boa condição para uma luta pelo cinturão no futuro. Atualmente, Masvidal figura na 3ª posição no ranking da categoria, atrás apenas de Colby Covington (2º) e Tyron Woodley (1º). Diaz, que realizou apenas um combate entre os meio-médios, já aparece na 6ª posição depois de bater Pettis.
CARD DO EVENTO (até o momento)
Peso meio-médio (até 77kg.): Nate Diaz x Jorge Masvidal
Peso médio (até 83,9kg.): Kelvin Gastelum x Darren Till
Peso meio-médio (até 77kg.): Stephen Thompson x Vicente Luque
Peso meio-pesado (até 93kg.): Corey Anderson x Johnny Walker
Peso pesado (até 120,2kg.): Derrick Lewis x Blagoy Ivanov
Peso mosca (até 56,7kg.): Katlyn Chookagian x Jennifer Maia
Peso médio (até 83,9kg.): Krzysztof Jotko x Edmen Shahbazyan
Peso meio-médio (até 77kg.): Lyman Good x Chance Rencountre
Peso pena (até 65,7kg.): Julio Arce x Hakeem Dawodu
Peso pesado (até 120,2kg.): Andrei Arlovski x Jairzinho Rozenstruik
Peso pena (até 65,7kg.): Shane Burgos x Makwan Amirkhani