Vindo de derrota no peso médio (até 83.9 kg.), Ronaldo Jacaré vai tentar a sonhada disputa de cinturão em outra categoria. O faixa-preta subiu ao meio-pesado (até 93 kg.) e vai encarar logo na estreia um top 5 da divisão. Ele terá pela frente o polonês Jan Blachowicz na luta principal do UFC São Paulo, evento que acontece dia 16 de novembro, na capital paulista.
Jacaré, que tem um cartel de 26 vitórias e sete derrotas. ocupa a sexta posição no ranking dos médios, mas sobe de divisão em busca da sonhada chance por título depois de ‘bater na trave’ quatro vezes. Em sua última luta, no UFC Fort Lauderdale, em abril deste ano, ele foi derrotado Jack Hermansson na decisão. O triunfo, segundo o presidente da franquia, Dana White, daria ao manauara a chance de lutar pelo cinturão.
Antes do revés para o dinamarquês, Jacaré já tinha dito outras três oportunidades de garantir a luta pelo cinturão, mas perdeu em decisão apertadas – e contestadas por ele – para Yoel Romero, Kelvin Gastelum e foi surpreendido por Robert Whittaker quando foi nocauteado pelo atual campeão.
Por sua vez, Blachowicz tem um histórico de 24 vitórias e oito derrotas. O polonês, quinto no ranking nos meio-pesados, vem de um grande triunfo, quando nocauteou o ex-campeão dos médios Luke Rockhold no UFC 239, em julho. Ele venceu cinco dos últimos seis combates. O único revés foi justamente para um brasileiro: Thiago Marreta o venceu por nocaute, em fevereiro deste ano, na luta principal do UFC Praga, na Republica Tcheca.
Programa de lutas do UFC São Paulo
CARD DO EVENTO (até o momento e sujeito a alterações)
Peso meio-pesado: Ronaldo Jacaré x Jan Blachowicz
Peso meio-pesado: Rogério Minotouro x Trevor Smith
Peso meio-médio: James Krause x Serginho Moraes
Peso mosca: Ariane Lipski x Priscila Pedrita
Peso médio: Antônio Arroyo x Kevin Holland
Peso galo: Duda Cowboyzinha x Leah Letson
Peso leve: Francisco Massaranduba x Bobby Green