A norte-americana, Liz Carmouche, tentará, neste sábado, pelo UFC Montevidéu, conquistar seu primeiro cinturão desde que integrou o grupo de atletas do Ultimate. Após uma tentativa frustrada, contra Ronda Rousey, pelo título das galos (até 61,2kg.), Liz tenta, agora, bater a campeã Valentina Shevchenko, a quem já venceu em 2010, e conquistar o cinturão das moscas (até 56,7kg.). Em entrevista ao ‘Combate’, a atleta falou sobre sua expectativa para o embate deste final de semana.
“Para bater a Valentina, tenho que ser flexível e aproveitar as oportunidades. Uma das coisas que acontece é que as pessoas vão com uma estratégia só, uma única mentalidade, que só podem vencer de um jeito. Quando isso não funciona, quebra tudo o que têm em mente. Uma das coisas que vou levar é que qualquer oportunidade que surgir, vou aproveitar, e acho que isso vai me ajudar”, disse a desafiante.
Esta será a segunda vez que Carmouche divide um espaço de luta contra Valentina. Em 2010, as atletas se enfrentaram e a norte-americana saiu vencedora por nocaute técnico. Na ocasião, a atual campeã sofreu um corte no rosto e foi impedida pelos juízes de continuar o combate. Carmouche, no entanto, não leva a batalha anterior como fator motivante. Para ela, com o passar dos anos, ambas tiveram a chance de evoluir como atletas e irão travar um combate diferente do ocorrido há quase 10 anos.
“A primeira luta contra Valentina ainda é muito vaga. Eu era muito nova no esporte. Só treinava havia poucos meses. A maior lição que tirei daquela luta não foi necessariamente a experiência de lutar, porque acho que mudamos muito como lutadoras para me apoiar nisso, mas, mais que a organização que lutamos era tão suja que eu deveria, na verdade, lutar contra sua irmã, não com ela”, disse Liz.
Neste sábado, Carmouche terá, pela segunda vez, a oportunidade de se sagrar campeã do Ultimate. Quando atuava pelas galos, a lutadora se credenciou a desafiar a lendária Ronda Rousey, em 2013. Na ocasião, Liz quase surpreendeu a então campeã com um mata-leão. No entanto, após a tentativa frustrada, a atleta acabou finalizada com uma chave de braço ainda no primeiro round.
Atualmente, Liz está com 35 anos e soma em seu cartel profissional 19 combates, com 13 triunfos e seis derrotas.
A campeã, por sua vez, tem 20 combates, com 17 vitórias e três reveses.