O peso médio (até 83,9kg.) Gegard Mousasi finalmente terá a chance de realizar sua revanche contra Lyoto Machida, por quem foi derrotado em 2014, no UFC. O Bellator, ‘nova casa’ dos dois atletas, confirmou o embate entre os dois rivais para o dia 28 de setembro, em Los Angeles (EUA). Esta será a primeira luta do holandês desde que o atleta perdeu seu cinturão da categoria para o norte-americano Rafael Lovato.
Quando se enfrentaram pela primeira vez, há mais de cinco anos, Lyoto vivia um ótimo momento em sua carreira. O atleta de Salvador (BA) era o ex-campeão dos meio-pesados (até 93kg.) e havia realizado sua estreia na divisão dos médios recentemente, quando bateu Mark Muñoz, em outubro de 2013. Contra Mousasi, Machida venceu por decisão unânime dos juízes, o que o garantiu um passaporte para ser escalado como o próximo desafiante ao título da divisão contra o então campeão, Chris Weidman.
Em setembro, a história será diferente. Os atletas vivem momentos distintos. O brasileiro, atualmente, está com 41 anos, enquanto o oponente soma oito anos de diferença, com 33. Lyoto recentemente não teve seu contrato com o UFC, e migrou para o Bellator, onde já disputou dois combates, saindo vitorioso nos dois.
Mousasi, por sua vez, fez quatro apresentações pela nova companhia tendo, inclusive, conquistado o título de sua categoria em sua segunda atuação, contra o brasileiro Rafael Carvalho, pelo Bellator 200, em maio do ano passado. Gegard chegou a defender seu cinturão contra o canadense Rory McDonald, em setembro, no entanto, em junho deste ano, foi destronado por Rafael Lovato.
O reencontro com Lyoto, portanto, além de promover sua tão aguardada revanche, pode, em caso de vitória sobre o brasileiro, credenciá-lo a uma luta para tentar recuperar seu cinturão, perdido há pouco menos de um mês.
Os dois atletas realizarão a luta co-principal da noite, enquanto a atração mais aguardada será a disputa de cinturão entre o brasileiro Patrício Pitbull contra Juan Archuleta pelos penas (até 65,7kg.)
Atualmente, Mousasi soma 53 lutas em seu cartel nas artes marciais mistas, com 45 vitórias, seis derrotas e dois empates.
Machida, por outro lado, tem 34 combates, 26 triunfos e oito reveses em sua carreira.