Um dos principais nomes do UFC, na atualidade, certamente é Khabib Nurmagomedov. O atleta russo, invicto até o momento, teve seu prestígio aumentado após derrotar Conor McGregor em um grande evento realizado em outubro do ano passado, no UFC 229, válido pelo cinturão dos leves (até 70,3kg.). Hoje, milionário, o lutador revelou que não tem planos de estender a carreira por muito tempo, julgando não ser mais um garoto. A declaração foi feita em entrevista recente ao programa ‘Rússia 24’.
“Sem dúvidas (sobre se aposentar em breve). Eu não sou mais um garoto nesse esporte. Minha carreira é longa. Eu acho que devo fazer mais algumas lutas. Ainda tenho a chama da competição em mim. O fogo pelo desafio. Quero lutar e mostrar todas as minhas habilidades contra os melhores atletas. O tempo irá dizer, mas, agora, estou preocupado com minha próxima batalha”, declarou Khabib.
O atleta está escalado para realizar seu primeiro embate desde que foi liberado para atuar após cumprir uma suspensão de nove meses após a confusão generalizada iniciada pelo russo após sua vitória sobre Conor no UFC 229. Nurmagomedov terá pela frente o norte-americano Dustin Poirier, que conquistou o cinturão interino da divisão após bater Max Holloway em abril deste ano.
O duelo foi confirmado para acontecer no dia 7 de setembro, pelo UFC 242, em Abu Dhabi. O vencedor será, após o encontro, considerado o campeão absoluto da divisão, que, hoje, é considerada uma das mais disputadas dentro da companhia.
Além de conversar sobre sua permanência ou não no MMA, Khabib também declarou sua vontade de realizar a tão aguardada peleja contra o norte-americano Tony Ferguson, que recentemente derrotou Donald Cerrone em seu retorno ao octógono após mais de oito meses de inatividade por conta de lesões e problemas pessoais. O russo, no entanto, afirmou que Ferguson precisa vencer mais um combate caso queira se credenciar a lutar pelo cinturão.
“Precisamos de uma luta com o Ferguson. No entanto, eu não escolho adversários. Na verdade, eu nunca fiz isso. Estou em ótima forma e saudável. Tenho uma sequência invicta, e tenho o cinturão. Se Tony quer uma luta, ele tem que dar um passo à frente. Não me importa se será Poirier ou Ferguson, estou pronto para lutar com qualquer um”, finalizou Nurmagomedov.
Aos 30 anos, Khabib vem, ao longo dos anos, mostrando que é um atleta a ser respeitado. Em toda a sua carreira, o lutador já atuou em 27 oportunidades (11 pelo Ultimate) e teve o braço erguido como vencedor em todas as ocasiões. Contra Poirier, além do cinturão linear, a invencibilidade da ‘Águia’, como é conhecido, também será colocada em prova.