O confronto diante de Rizzo será a nona luta de Fedor contra um brasileiro. Em suas recentes apresentações diante de atletas tupiniquins, o russo vem de derrota para Fabrício Werdum e Antônio Pezão. Porém, antes dos confrontos, Emelianenko acumula vitórias sobre Ricardo Arona, Renato Babalu, Rodrigo Minotauro (duas vezes) e Zuluzinho. Além de um “No Contest” (sem resultado) contra Minotauro
Com um cartel de 33 vitórias e apenas quatro derrotas, Fedor é considerado o maior peso pesado de todos os tempos. Apesar da fase ruim vivida em 2010 e 2011, quando acumulou três derrotas consecutivas, o russo se recuperou e vem de dois triunfos em série. Em sua última apresentação, Emelianenko nocauteou Satoshi Ishii, em dezembro de 2011.
Por sua vez, Rizzo, que tem um histórico profissional de 19 vitórias e nove derrotas, não luta desde maio de 2011. Mesmo assim, a fase do brasileiro é boa, tendo em vista que vem de três triunfos em série. Em sua última luta, Rizzo nocauteou Ken Shamrock, no Impact FC 2.