O card do UFC 240 pode ter ganhado mais um grande duelo, além da disputa pelo cinturão dos penas (até 65,7kg.) entre Max Holloway e Frank Edgard. Segundo o ‘Combate’, em nota publicada nesta quarta-feira (22), os brasileiros Deiveson Figueiredo e Alexandre Pantoja se enfrentarão no UFC 240, que acontecerá no dia 27 de julho, no Canadá. Os atletas se apresentarão na categoria dos mocas (até 56,7kg.), que corre risco de extinção.
A cada dia que passa, a categoria dos moscas corre maior risco de ser sacada do grupo de divisões do Ultimate. Mesmo com os riscos, a diretoria da companhia continua agendando confrontos entre lutadores da divisão. Desta vez, Alexandre e Deiveson, atualmente na terceira e quarta posição no ranking, foram escalados para trocar forças e tentar o credenciamento para a disputa do cinturão.
Atualmente, o campeão olímpico Henry Cejudo é o detentor do título. No entanto, o atleta vai se aventurar na categoria dos galos (até 51,2) a fim de conquistar o posto de número um da divisão, abandonado por TJ Dillashaw antes do mesmo ser flagrado e suspenso por doping, em março deste ano.
Pantoja e Figueiredo vivem momentos distintos na organização. Alexandre, de 29 anos, busca sua quarta vitória consecutiva nos moscas. Sua última atuação aconteceu em abril, no UFC 236, quando derrotou compatriota e ex-desafiante do cinturão, Wilson Reis, por nocaute no primeiro round.
Deiveson, no entanto, amargou sua primeira derrota da carreira após 15 embates. O atleta foi derrotado pelo compatriota Jussier Formiga, em março, por decisão unânime dos juízes.
O duelo tupiniquim, então, representará uma briga direta pelo ranking da categoria e aproximará o vencedor, caso a divisão seja mantida, da disputa do título.