Fim de uma trajetória. Protagonista do UFC 283, realizado neste sábado (21), no Rio de Janeiro, Glover Teixeira foi superado por Jamahal Hill na disputa do título vago dos meio-pesados (até 93kg.). Superado pelo norte-americano na decisão unânime dos juízes, o atleta surpreendeu ao anunciar a aposentadoria do MMA, aos 43 anos.
Atleta mais velho a assumir o topo absoluto dos meio-pesados, em 2021, aos 42 anos, Teixeira teve performance atípica. Apesar de assustar o rival em breves momentos, o mineiro não foi capaz de conquistar o resultado positivo na via rápida.
Veja Também
Oficialmente fora das competições profissionais, Glover deixa o MMA com 42 confrontos disputados. O brasileiro pendura as luvas com a marca de 33 vitórias e nove derrotas.
Com o resultado positivo, Hill assume o posto que pertencia a Jiri Prochazka. O tcheco, que vestiu o cinturão depois de parar Glover em 2022 abriu mão do título após sofrer uma grave lesão no ombro.
Mesmo com o revés, Teixeira parece não ter desapontado os fãs. O atleta deixou o octógono ovacionado pelos fãs.
A luta
O confronto começou com Teixeira fintando uma queda logo nos primeiros segundos. O brasileiro forçou a luta agarrada e passou a pressionar o oponente logo nos momentos iniciais. Hill se defendeu bem e conseguiu se desvencilhar. O mineiro deixava clara a estratégia, mas Jamahal provava ter estudado o adversário. Passados dois minutos, Teixeira voltou a tentar uma queda, mas o norte-americano novamente saiu bem da ação. Aos poucos, Jamahal passou a se soltar e tocava o brasileiro com jabs, chutes e diretos. No minuto final, nova tentativa de queda e nova defesa. Perto de acabar a etapa, os atletas ensaiaram uma trocação franca, mas não havia mais tempo.
No segundo round, Hill tomou a iniciativa, com um jab. Glover tentava encurtar, mas lançava ataques no vazio. Ainda no primeiro minuto, Teixeira desequilibrou o oponente com um chute baixo. Jamahal respondeu na mesma moeda e balançou Teixeira. Bambo na grade, o mineiro era duramente castigado. Hill continuava a tentar liquidar a fatura, enquanto o brasileiro tentava se agarrar e suportar o massacre. Na sequência, Glover surpreendeu ao responder a ação do oponente com um direto. Na metade da etapa, Teixeira conseguiu levar o confronto para o chão e levantou a torcida no ginásio. Por cima, o brasileiro buscava finalizar, mas Hill resistia. O mineiro tentava as transições e buscava a montada, enquanto Jamahal tentava resistir. Quase no minuto final, o norte-americano conseguiu ficar de pé e se afastou do brasileiro. Perto de acabar a etapa, Teixeira conectou um cruzado limpo no rosto do rival, mas o assalto acabou.
O terceiro assalto começou com Glover tentando a queda nos segundos iniciais. Pressionado contra as grades, Hill se defendia e tentava evitar a investida do mineiro. O norte-americano conseguiu se afastar e atacava Teixeira com jabs. Com um minuto passado, o brasileiro atacou com um cruzado. Hill respondeu com um chute alto, que abalou Glover. Visivelmente abatido, Teixeira tentava resistir, mas era severamente atacado pelo norte-americano. Enquanto o mineiro se protegia no chão, Jamahal golpeava por cima. Na metade da etapa, o ex-campeão continuava resistindo. Sem ações, Hill optou por permitir que o brasileiro ficasse de pé. Na trocação, Jamahal seguia em vantagem. Mesmo depois do susto, Teixeira caminhava na direção do adversário, mas continuava sendo alvo fixo para o rival. Nos segundos finais, os atletas partiram para a trocação franca, mas o assalto acabou.
Na quarta etapa, o primeiro ataque foi de Hill, que continuava apostando nos chutes no corpo do ex-campeão. Teixeira tentava encurtar, mas encontrava dificuldades na distância. Jamahal voltou a acertar uma chute alto potente na cabeça de Glover, que partiu para a luta agarrada. Jamahal seguia mais eficiente na trocação e balançava o brasileiro com cruzados limpos na cabeça. Apesar de impressionar com a resistência, o mineiro era tocado com frequência. Na metade do round, Teixeira balançou Jamahal com um cruzado. O norte-americano, porém, se recuperou bem da ação. Perto do minuto final, Hill voltou a abalar Glover, que dava sinais de cansaço. O atleta castigava o brasileiro próximo às grades, mas o mineiro resistia. Quase no fim da etapa, o brasileiro era massacrado, mas continuava de pé. O brasileiro acabou salvo pelo gongo.
O último round começou com Jamahal atacando com um direto. O brasileiro partiu para a luta agarrada e conseguiu derrubar ainda no primeiro minuto. Por cima, o brasileiro buscava as transições, enquanto o norte-americano se protegia. Jamahal fazia forças para ficar de pé e Teixeira tentava a montada. Com dois minutos passados, o brasileiro conseguiu a montada. Hill conseguiu ‘explodir’ e reverteu a posição. Perto do minuto final, Jamahal administrava a posição, enquanto Glover pouco fazia por baixo. No fim do embate, os atletas ficaram de pé e trocavam ataques pelo octógono, mas não havia mais tempo.
Estatísticas do UFC 283 Rio
Resultados do UFC 283
CARD PRINCIPAL
Peso meio-pesado (até 93kg.): Jamahal Hill derrotou Glover Teixeira na decisão unânime dos juízes (50-44, 50-44, 50-44)- Luta pelo cinturão
Peso mosca (até 56,7kg.): Brandon Moreno derrotou Deiveson Figueiredo por nocaute técnico (interrupção médica) a 5m do R3 – Luta pelo cinturão
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gilbert Durinho finalizou Neil Magny com um katagatame a 4m15s do R1
Peso mosca (até 56,7kg.): Jéssica Bate-Estaca derrotou Lauren Murphy na decisão unânime dos juízes (30-25, 30-25, 30-26)
Peso meio-pesado (até 93kg.): Johnny Walker derrotou Paul Craig por nocaute técnico a 2m16s do R1
CARD PRELIMINAR
Peso meio-pesado (até 93kg.): Ihor Potieria derrotou Mauricio Shogun por nocaute técnico a 4m05s do R1
Peso médio (até 83,9kg.): Brunno Hulk derrotou Gregory Robocop por nocaute a 4m13s do R1
Peso leve (até 70,3kg.): Thiago Moisés finalizou Melquizael Costa com um mata-leão a 2m05s do R2
Peso meio-médio (até 77,1kg.): Gabriel Marretinha finalizou Mounir Lazzez com uma guilhotina a 49s do R1
Peso pesado (até 120,2kg.):Jailton Malhadinho derrotou Shamil Abdurakhimov por nocaute técnico a 2m56s do R2
Peso galo (até 61,2kg.): Cody Stamann derrotou Luan Lacerda na decisão dos juízes (29-28, 29-28, 29-28)
Peso leve (até 70,3kg.): Ismael Marreta derrotou Terrance McKinney por nocaute a 2m17s do R2
Peso meio-médio (até 77kg.): Nicolas Dalby derrotou Warlley Alves na decisão dividida dos juízes (29-28, 28-29, 29-28)
Peso pena (até 65,7kg.): Josiane Nunes derrotou Zarah Fairn na decisão (29-28, 29-28, 29-28)
Peso galo (até 61,2kg.): Daniel Marcos derrotou Saimon Oliveira por nocaute a 2min18s do R2
Roobet patrocina a cobertura do UFC 283
A Roobet patrocina a cobertura do SUPER LUTAS no UFC 283, evento que marca o retorno do UFC ao Brasil. O evento traz 17 brasileiros escalados e duas disputas de cinturão: Glover Teixeira contra Jahamal Hill e Deiveson Figueiredo diante Brandon Moreno.
Brandon Moreno é embaixador da Roobet e a casa oferece um prêmio extra de US$ 100 mil (cerca de R$518 mil na cotação atual) para quem apostar na luta contra Deiveson Figueiredo. Acesse agora, pois a promoção é válida para apostas feitas antes da luta.
Acesse o site da Roobet, confira o regulamento e Boa sorte!
Você precisa fazer login para comentar.