O evento mais esperado do ano tem nova casa. O UFC 232, agendado para o próximo sábado (29), seria realizado em Las Vegas, mas mudou-se para a Califórnia e acontecerá na cidade de Inglewood. O motivo da mudança de última hora? Uma alteração no teste antidoping de Jon Jones.
Veja Também
A notícia foi confirmada por Dana White, presidente da franquia, em participação no programa ‘SportsCenter’ da ESPN dos EUA. O dirigente informou que a Comissão Atlética de Nevada, entidade que sancionaria o show em Las Vegas, não concedeu a licença de lutador para Jon Jones. A causa seria uma pequena alternação em um teste antidoping de ‘Bones’.
O problema surgiu no início desta semana, quando a Agência Antidoping dos Estados Unidos (USADA) relatou uma alteração no teste antidoping apresentado por Jones, em 9 de dezembro. Ele mostrou a presença do metabólito “turinabol”, o mesmo que ele já havia testado positivo em julho de 2017. Na ocasião, o lutador foi suspenso por 15 meses.
Segundo Jeff Novitzky, vice-presidente de saúde e desempenho de atletas do UFC, a USADA afirmou que a alteração no teste por ser tão pequena não pode ser vista como ‘positiva’. Ele afirmou que o resultado pode ser um resquício da substância encontrada no teste de 2017 e que ainda permaneceu no organismo do lutador. Novitzky ainda descreveu a quantidade da substância encontrada em níveis de “picogramas”.
“Um picograma é um trilionésimo de um grama. Se você colocar um grão de sal na mesa e dividi-lo em 50 milhões de peças, um picograma é uma daquelas peças desse grama de sal. Portanto, uma quantidade muito pequena”, afirmou.
Comissão da Califórnia aceita receber o evento
Ao contrário da Comissão Atlética de Nevada, a entidade com sede na Califórnia aceitou receber o UFC 232. De acordo com reportagem do site norte-americano MMA Junkie, Jones foi submetido a um teste antidoping neste final de semana e os testes foram negativos. Com isso, a Comissão Atlética da Califórnia aplicou a licença de lutador para o ex-campeão dos meio-pesados.
O UFC 232
O UFC 232 é um dos eventos mais esperados pelos fãs do MMA. A luta principal da noite será a disputa do cinturão dos meio-pesados entre Jon Jones e Alexander Gustafsson, em uma aguardada revanche. No segundo duelo mais aguardado, as campeãs brasileiras Cris Cyborg e Amanda Nunes duelam pelo título peso pena feminino. Confira o programa de lutas do show:
CARD PRINCIPAL (1h, horário de Brasília):
Peso meio-pesado: Jon Jones x Alexander Gustafsson – luta pelo cinturão
Peso pena: Cris Cyborg x Amanda Nunes – luta pelo cinturão
Peso meio-médio: Carlos Condit x Michael Chiesa
Peso meio-pesado: Ilir Latifi x Corey Anderson
Peso pena: Chad Mendes x Alex Volkanovski
CARD PRELIMINAR (21h30, horário de Brasília):
Peso pesado: Andrei Arlovski x Walt Harris
Peso pena: Cat Zingano x Megan Anderson
Peso galo: Douglas D’Silva x Petr Yan
Peso leve: B.J. Penn x Ryan Hall
Peso galo: Nathaniel Wood x Andre Ewell
Peso médio: Uriah Hall x Bevon Lewis
Peso meio-médio: Curtis Millender x Siyar Bahadurzada
Peso galo: Montel Jackson x Brian Kelleher
Comentários