Recheado de brasileiros, o primeiro evento do UFC de 2025 traz também a estreia de Marco ‘Matuto’ Tulio, em duelo contra Ihor Potieria na penúltima luta do card preliminar, em combate válido pela categoria peso médio (até 83,9 g.). Com 12 vitórias e apenas um revés como profissional, o lutador tem a oportunidade de causar uma grande repercussão em sua chegar ao Ultimate, dado o perfil do adversário e a posição no evento.
Veja Também
Em entrevista exclusiva ao SUPER LUTAS, o brasileiro deu detalhes sobre sua preparação e expectativas para o confronto que pode ser o início de uma nova jornada de sucesso no UFC.
A trajetória de Matuto no radar do maior evento de MMA do mundo começou no Dana White Contender Series em agosto do ano passado. Na ocasião, ele dominou Yousri Belgaroui, ex-kickboxer e parceiro de treinos de Alex Poatan. Mesmo com a vitória por decisão unânime, ele não conseguiu o contrato neste primeiro momento. Dessa forma, a consagração veio apenas em agosto de 2024, com uma vitória por nocaute técnico contra Matthieu Duclos.
The liver shot gets it done
Marco Tulio puts an end to this one in the second round! #DWCS pic.twitter.com/ImMuVV6tLq
— UFC (@ufc) August 28, 2024
Preparação
Com o apoio de Charles do Bronx na academia Chute Boxe Diego Lima, Tulio vive uma sequência de oito triunfos seguidos. Além de Belgaroui e Duclos, o mineiro também possui uma vitória contra Glaico França, campeão da quarta temporada do The Ultimate Fighter Brasil como peso leve (até 70,3 kg.). Com relação aos treinos para a estreia, ele destacou o apoio dos líderes da academia.
“Os treinos estão cada dia mais intensos, o trabalho específico tá cada vez mais focado em cima dos nossos adversários. Então o Diego e o Charles são incríveis, pois toda a experiência e a vivência que eles têm, dentro e fora do tatame, conseguimos absorver. São pessoas que torcem por nós. Então realmente é incrível”, afirmou.
Sobre o corte de peso, ele garantiu estar evoluindo cada vez mais fisicamente, de modo a se habituar melhor à categoria.
“Estou entendendo mais como o meu corpo funciona. Estou ficando maior. Hoje eu realmente me vejo como o verdadeiro peso médio. A cada vez estou conseguindo perder mais peso e recuperar melhor”, disse.
Adversário
Apesar de possuir apenas uma vitórias nas últimas cinco lutas, Ihor Potieria ficou conhecido entre os fãs brasileiros após nocautear a lenda Maurício Shogun no primeiro round no UFC 283, em maio de 2023. Com a derrota, o ex-campeão meio-pesado (até 93 kg.) se aposentou definitivamente do MMA. Tulio se disse feliz com a oportunidade de derrotar um nome conhecido, mas afastou qualquer sentimento de animosidade em relação ao oponente.
“É um adversário muito bom, de respeito tanto no Brasil quanto no mundo. Não vem numa sequência muito boa, mas é muito experiente. Preciso ter toda cautela e tranquilidade. Então enfrentá-lo logo na minha estreia realmente é um passo bem importante. Para mim isso (vitória contra Shogun) é indiferente pois tenho feito meu trabalho eu tenho feito dia após dia, mas sem dúvida ficarei muito feliz com uma vitória contra um cara que aposentou o Shogun, que é uma lenda do Brasil”, disse o lutador.
Expectativas
Diferente da maior parte dos atletas, Marco Tulio fará sua estreia na penúltima luta do card preliminar contra um adversário experiente na organização, o que pode indicar um olhar especial por parte dos matchmakers, principalmente ao se considerar a grande quantidade de brasileiros no UFC Vegas 101. Apesar disso, ele se disse focado no adversário, sem permitir distrações.
“Estou muito feliz com tudo que tem acontecendo. Deus tem sido maravilhoso na minha vida, e que presente de início do ano, né? Vários brasileiros estão se destacando, então não sei o que o UFC tem para mim, mas tenho a certeza que vou confiando no meu trabalho e no deles”, concluiu, evitando mencionar futuros adversários e reafirmando sua concentração total no confronto deste sábado (11).
Você precisa fazer login para comentar.