Alex Poatan abriu o jogo sobre os bastidores de sua primeira derrota para Israel Adesanya, que aconteceu em abril de 2023, pelo cinturão dos pesos médios (até 83,9kg.). Em entrevista ao podcast ‘Podpah’, o brasileiro detalhou os desafios enfrentados para atingir o limite da divisão e como o processo de corte de peso impactou diretamente em seu desempenho na luta que o fez perder o cinturão.
Após a luta, Poatan conseguiu se reinventar. O paulista subiu aos meio-pesados (até 93kg.) e é o atual campeão, com direito a três defesas de título, todas elas em 2024.
Veja Também
“O meu normal é 102kg. Nessa época, eu fazia uma dietinha melhor, estava me alimentando bem e chegava na semana da luta com 94. Desidratava 10 kg e, no outro dia, saia na porrada. Geralmente, você acha assim: ‘o cara vai cansar bastante’, mas não; eu me sentia bem. Porém, a parte de absorção dos golpes vai te deixando mais fraco, e foi o que aconteceu na luta contra o Adesanya. Se você vê hoje, com cara mais forte, eu tomo porrada e não acontece nada.”, explicou Poatan.
O brasileiro admitiu que já havia notado o desgaste em lutas anteriores e reconheceu que essa fadiga poderia afetar seu desempenho. No entanto, mesmo ciente dos riscos, ele decidiu se arriscar para defender o título dos médios contra seu rival.
“Eu passei minha vida toda descendo para essa categoria, peso médio, então você vai se desgastando. Perdeu peso, recupera. Perdeu, recupera, e você vai chegando um pouco mais fraco. Eu acho que cheguei no meu limite e tentei arriscar isso. Já tinha sentido isso em algumas lutas antes.”, disse o campeão meio pesado.
Rivalidade entre Poatan x Adesanya
A rivalidade entre Adesanya e Poatan é marcada por quatro confrontos em esportes de combate. No kickboxing, o brasileiro venceu o nigeriano duas vezes.
Já no MMA, Alex Pereira nocauteou o nigeriano no quinto round para conquistar o título dos médios (até 83,9kg.) Contudo, na revanche em abril de 2023, ‘Izzy’ se vingou e venceu Poatan pela primeira vez na carreira, também por nocaute, no segundo assalto.
Você precisa fazer login para comentar.