José Aldo vive um momento crucial em sua carreira. Após a derrota para Mario Bautista no UFC 307, em uma decisão dividida,o ex-campeão dos penas (até 65,7 kg) perdeu uma posição no ranking e viu com isso o sonho de uma nova chance pelo título dos pesos galos (até 61,2 kg) ficar mais distante. Agora, aos 38 anos, o ‘Rei do Rio’ tem algumas opções para considerar.
Nova corrida até o título
José Aldo tem um histórico de superação no MMA. Após perder o cinturão para Conor McGregor em apenas 13 segundos, muitos pensaram que sua carreira estava em declínio. No entanto, o manauara enfrentou altos e baixos, desceu para os pesos galos e chegou a disputar o título contra Petr Yan, além de ter conquistado uma sequência de três vitórias.
Veja Também
O fato de o presidente do UFC, Dana White, ter questionado os árbitros após a recente derrota, pode ser um bom indício e ajudá-lo a retomar o caminho do título, repetindo o feito de Glover Teixeira, que foi campeão meio pesado (até 93 kg) com uma idade avançada.
‘Lutas compatíveis’
Após quase dois anos longe do octógono, a escolha de Jonathan Martinez como adversário no retorno de Aldo gerou questionamentos. Martinez, mais jovem e em uma sequência de seis vitórias, foi dominado por Aldo, que venceu por decisão unânime.
Com essa vitória, especularam que o ‘Rei do Rio’ poderia enfrentar um lutador no topo da categoria. Contudo, a escolha de Mario Bautista, um adversário novamente mais jovem e em ascensão, não agradou os fãs do brasileiro. Agora, talvez seja o momento de considerar lutas contra adversários que estejam mais alinhados com sua idade e trajetória. Nomes como Henry Cejudo, Dominick Cruz e Cody Garbrandt podem ser opções viáveis.
Novos ares
Antes da luta contra Jonathan Martinez no UFC Rio, surgiram rumores de que essa poderia ser a última luta de Aldo no UFC. Em entrevista recente à ‘ESPN MMA’, o ex-campeão mencionou ter recebido propostas mais vantajosas fora do UFC, mas decidiu permanecer na organização, já que pretendia ser campeão.
“Sempre foi meu sonho ser campeão do UFC. […] Me ofereceram lutas maiores, por título, com muito mais dinheiro, praticamente o triplo do que o UFC está me oferecendo, mas não. Eu nasci aqui dentro”, afirmou o lutador..
Agora, afastado do título e já nomeado para o Hall da Fama do UFC, José Aldo pode explorar novas oportunidades em outros eventos de MMA ou no boxe.
Você precisa fazer login para comentar.